Hummus de ervilhas

/5

APRESENTAÇÃO

O hummus de ervilhas é uma variação original de primavera do típico prato do Oriente Médio, o Hummus de grão-de-bico, para saborear como entrada, espalhado em torradas ou acompanhado com pita ou falafel, ao estilo tradicional. Da receita original, mantivemos o tahine, um molho aromático à base de sementes de gergelim, que caracteriza o sabor deste antigo creme. Para tornar a preparação mais rápida, usamos o liquidificador, uma alternativa válida ao pilão e almofariz. Experimente nossa receita e experimente também outras variações deliciosas de hummus caseiro:

 

INGREDIENTES

para cerca de 800 g de hummus
Ervilhas 1 ½ kg - (para debulhar)
Grão-de-bico cozido 170 g
Tahine 80 g
Azeite virgem extra 100 g
Casca de limão 1
Suco de limão 80 g
Hortelã 10
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para decorar
Sementes de gergelim preto quanto baste
Sementes de gergelim quanto baste

Preparação

Para preparar o hummus de ervilhas, debulhe as ervilhas obtendo cerca de 370 g 2. Leve a ferver uma panela com água salgada 2. Escalde as ervilhas por cerca de 3 minutos 3

Escorra 4 e passe em água fria e gelo 5 para manter a cor viva. Coloque as ervilhas em um recipiente e adicione os grãos de bico 6.

Tempere com o tahine 7, adicione o óleo 9 e o suco de limão 9.

Sal a gosto 10 e aromatize com raspas de limão 11. Adicione também as folhas de hortelã 12.

Bata com o mixer de imersão 13. Uma vez obtido um creme homogêneo 14, ajuste o sal e a pimenta. Sirva o hummus de ervilhas com folhas de hortelã, pimenta e sementes de gergelim misto 15.

Conservação

O hummus pode ser conservado na geladeira por 3-4 dias, fechado em um pote hermético e coberto com uma camada de óleo. Não é recomendada a congelação.

Dica

Podem ser usadas ervilhas congeladas em alternativa às frescas. Você pode aromatizar o hummus com pimenta vermelha ou cominho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.