Salada de reforço

/5

APRESENTAÇÃO

A salada de reforço está entre as típicas receitas de Natal que nunca faltam nas mesas campanas! Como em toda receita regional que se preze, existem várias versões deste típico acompanhamento de Natal e cada família tem a sua. Também existem diferentes versões para a origem do nome: uma delas diz que este prato, preparado para a noite de 24 de dezembro, é dia após dia “reforçado” e integrado com novos ingredientes, até a véspera de Ano Novo. Outros, porém, acreditam que o termo “de reforço” se deve ao fato de que um dos protagonistas da receita é o vinagre, que, de fato, “reforça” o sabor do prato. Segundo uma outra interpretação, este acompanhamento saboroso serviria para “reforçar” o menu da Véspera, que de acordo com a tradição deveria ser leve, com pratos principalmente à base de peixe, como o Espaguete com vôngole ou as bolinhos de bacalhau e couve-flor. Ficaram curiosos com essas pérolas de história popular? Então chega de conversa, preparem suas pappacelle: vamos preparar a salada de reforço!

Descubra outros acompanhamentos para o almoço de Natal:

INGREDIENTES
Couve-flor 800 g - (cerca de 1 médio)
Conserva de vegetais 250 g - em conserva
Pimentões doces italianos 100 g - em conserva
Azeitonas verdes 100 g - doces
Azeitonas pretas 100 g - de Gaeta
Anchovas (anchovas) 60 g - em sal
Alcaparras em sal 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Vinagre de vinho branco quanto baste
Sal quanto baste

Preparação

Para preparar a salada de reforço, primeiro limpe a couve-flor removendo o talo e as folhas, depois separe em floretes 1. Escalde os floretes em água fervente salgada por 5-10 minutos 2. Quando estiverem cozidos, mas ainda crocantes, escorra 3 e resfrie em água corrente. Deixe a couve-flor escorrer e reserve.

Coloque as anchovas de molho em água fria por cerca de dez minutos, assim elas ficarão macias 4. Enquanto isso, pegue as pappacelle, remova o topo e elimine as sementes internas 5. Corte as pappacelle em fatias com poucos mm de largura 6 e reserve.

Descaroce as azeitonas 7, depois escorra a jardineira e corte em pedaços os ingredientes maiores, como os pepinos em conserva. Neste ponto, escorra as anchovas e limpe-as delicadamente com papel toalha 8, depois remova a espinha 9 e corte em pedaços.

Coloque a couve-flor em uma tigela grande, depois adicione as pappacelle 10, a jardineira 11 e as azeitonas 12.

Adicione também as anchovas 13 e as alcaparras dessalinizadas 14, depois tempere com o óleo 15.

Adicione também o vinagre 16 e misture bem tudo 17. Deixe sua salada de reforço descansar na geladeira antes de servir 18!

Conservação

A salada de reforço pode ser armazenada na geladeira, em um recipiente hermético, por até 5 dias.

Recomenda-se não congelar.

Conselho

As pappacelle são um produto protegido do slow food, uma variedade campana de pimentões com um sabor agradavelmente picante. Como alternativa, você pode usar pimentões comuns em conserva.

Se preferir, pode omitir as anchovas.

No passado, parece que também se costumava adicionar escarola crespa crua aos ingredientes.

Não jogue fora os restos da couve-flor, use-os para preparar um delicioso Creme de couve-flor!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.