APRESENTAÇÃO

O kefir é uma bebida nutritiva semelhante ao iogurte, mas mais líquida. É possível fazer kefir em casa de duas maneiras, como mostraremos, começando com leite, água sem cloro (mineral) ou outras bebidas vegetais. Para realizar esta receita, você precisará obter grânulos de kefir, o ideal seria pedir a um amigo que já o produz em casa, caso contrário, você pode comprá-los facilmente. O kefir de água, ao contrário do kefir de leite, tem um sabor efervescente, refrescante e ligeiramente alcoólico. Geralmente, há quatro valores que podem influenciar o sabor do produto final: o tempo e a temperatura de fermentação, os ingredientes adicionados, a quantidade de grãos usados. Obviamente, não existe uma regra geral; propomos as versões que mais nos convenceram, mas você pode personalizá-las conforme seu gosto.

Além de beber kefir, você pode usá-lo em muitas receitas na cozinha!

Descubra também:

INGREDIENTES

Ingredientes para 1 litro de kefir de leite
Grãos de kefir 40 g - (de leite)
Leite inteiro 1 l - (em temperatura ambiente)
para 1 litro de kefir de água
Grãos de kefir 100 g - (de água)
Água 1 l - (mineral, em temperatura ambiente)
datas 2
Limões 1 fatia
Açúcar mascavo 40 g
Sal fino 1 pitada

Como preparar o kefir de leite

Para preparar o Kefir de leite, abra o saquinho e escorra os grãos com uma peneira de plástico. Despeje o leite à temperatura ambiente em uma jarra 2 e adicione os grãos 3

Misture com uma colher de pau 4 e cubra com um pano de cozinha. Fixe o pano na jarra com um elástico 5, para que não se mova e deixe fermentar a uma temperatura de 18-30°, em um local não exposto à luz solar. Você pode conservar o kefir no forno desligado apenas com a luz acesa. O tempo pode variar conforme a temperatura: quanto mais alta, menos tempo levará para o kefir fermentar. Após 18 horas, você pode verificar a consistência e, dependendo da temperatura, já pode estar pronto (se a temperatura foi mantida constante). Após esse tempo, coe a mistura em uma tigela, para separar os grãos 6

Mexa bem a mistura com uma colher 7; não descarte os grãos, mas reutilize-os para preparar mais kefir seguindo o mesmo procedimento. Não será necessário lavá-los, mas se preferir, você pode fazer isso uma vez por semana com água fria. Em seguida, transfira seu kefir de leite para uma jarra 8, cubra e deixe na geladeira por algumas horas antes de saboreá-lo 9.

Como preparar o kefir de água

Para o kefir de água, em uma tigela, despeje a água à temperatura ambiente. Adicione o açúcar mascavo 10 e o sal 11. Misture com um batedor de borracha até que estejam completamente dissolvidos 12.

Adicione os grãos de kefir de água 13, a fatia de limão e as tâmaras 14. Transfira para uma jarra 15

Cubra com um pano de cozinha fixando-o com um elástico 16. Deixe fermentar a uma temperatura de 18-30° por 24 horas longe da luz solar. O tempo depende muito da temperatura; quanto mais alta, menos tempo levará para fermentar. Experimente a água fermentada até encontrar o ponto de fermentação que mais lhe agrada. Após o tempo de fermentação, coe a mistura 17. A fruta pode ser consumida, enquanto com os grãos que você filtrou, poderá preparar novamente seu kefir de água. O kefir de água está pronto para servir 18.

Dicas para o kefir de leite

Quais tipos de leite podem ser usados?

No lugar do leite de vaca, você pode usar leite de ovelha ou de cabra. Você também pode usar leite semidesnatado, mas obterá uma bebida menos cremosa e os tempos de fermentação podem ser maiores.

É possível usar leite vegetal?

É possível, mas o resultado não será o mesmo. Você obterá um kefir mais líquido com um sabor diferente. Além disso, após vários usos, a cultura pode morrer, por isso a cada 3 fermentações em leite vegetal é necessário deixar os grânulos de kefir fermentar em leite de vaca por 24 horas.

• O kefir de leite contém álcool?

Por conter leveduras, pode conter pequeníssimas quantidades de álcool, especialmente em fermentações de dois dias.

• O que fazer se o kefir liberar muito soro ou estiver muito ácido?

As razões podem ser várias. Ou o tempo de fermentação é muito longo, ou a temperatura é muito alta, ou a quantidade de leite utilizada é pouca. 

Dicas para o kefir de água

Para o kefir de água, é possível utilizar açúcar refinado?

É preferível usar açúcar mascavo, mas você obterá um bom resultado também com açúcar refinado. 

• Para o kefir de água, é possível utilizar estévia? 

Infelizmente, não é possível, o kefir precisa de glicose que fornecemos com o açúcar.

• O kefir de água contém álcool?

Pode ter um teor alcoólico entre 0,5° e 1°. 

• O que posso usar no lugar da água?

É possível usar infusões ou bebidas vegetais, tendo em mente que o resultado pode não ser o mesmo. 

• Que tipo de água usar?

Para fazer kefir de água, é bom usar água com pouco cloro. Você pode usar água engarrafada, desde que não seja de baixa mineralização. Caso contrário, pode deixar a água da torneira em uma jarra por algumas horas antes de usá-la. 

• É necessário usar sal?

Sim, pois fornece minerais à cultura que a água usada não pode conter.

O que pode ser usado no lugar das tâmaras?

É possível usar passas, damascos desidratados ou figos secos.

Conservação

O kefir (tanto de leite quanto de água) pode ser conservado na geladeira bem coberto por uma semana. Tenha em mente que o nível de acidez continuará a aumentar nos dias seguintes.

Os grânulos de kefir podem ser armazenados na geladeira por até 15 dias. Seria preferível renová-los no máximo a cada 7 dias, caso contrário, as culturas podem entrar em dormência e levará alguns dias para que fiquem ativas como antes. 

A única maneira de conservar os grânulos de kefir por mais tempo é congelá-los ou desidratá-los, mas não é garantido que todos os microrganismos sobrevivam. 

Conselho

Para a preparação, não use utensílios de metal: o kefir é um alimento ácido que pode absorver algumas substâncias contidas nos metais. O conselho é usar uma tigela de vidro, uma peneira de plástico e uma colher de madeira.

Se preparar simultaneamente tanto o kefir de leite quanto o de água, preste muita atenção às contaminações. Não use os mesmos instrumentos ou desinfete-os bem para evitar contaminações cruzadas que danificariam a qualidade das culturas.

A temperatura ideal é entre 20 e 25°. Se a temperatura for muito alta, o kefir fermentará rapidamente; caso contrário, com uma temperatura baixa, fermentará lentamente.

Os grãos de kefir aumentarão com o tempo, então, em algum momento, você poderá doá-los aos seus amigos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.