Lasanha de fasolari

/5

APRESENTAÇÃO

As lasanhas com fasolari são um elegante prato principal de peixe adequado para grandes ocasiões. A polpa deliciosa desses preciosos moluscos, já protagonistas de pratos principais excelentes como o Linguine com fasolari ou o Tagliatelle com alcachofras e fasolari, é aqui destacada em suas notas mais delicadas graças a um acompanhamento todo em branco, temperado com cebolinhas cozidas suavemente e um perfumado molho bechamel. Ao afundar o garfo nas camadas voluptuosas de lasanhas de ovos, você sentirá o aroma do mar envolto em uma onda cremosa e envolvente. Com as lasanhas de fasolari, os paladares mais refinados ficarão encantados! A coisa mais importante para um ótimo resultado desta receita é a qualidade da matéria-prima, os fasolari, que devem ser fresquíssimos e cozinhados o mínimo indispensável, para não alterar sua consistência natural, que é suavizada pela batida, e seu sabor delicado.

INGREDIENTES

Ingredientes para um recipiente de 30x20 cm
Lasanha de ovo 500 g
Berbigões 3 kg - para descascar
Cebolinha fresca 400 g
Azeite virgem extra 40 g
Alho 1 dente
Tomilho 10 g - para picar
Cebolinha verde 10 g - para picar
para o molho bechamel
Leite inteiro 1 l
Farinha tipo 00 140 g
Manteiga 140 g
Noz-moscada quanto baste

Preparação

Para preparar as lasanhas com fasolari, comece pela limpeza dos fasolari. Abra-os passando a lâmina entre as conchas 1, recolha a água contida na concha em uma tigelinha 2 e retire o fruto. Coloque-o em uma tábua de cortar e, com um martelo de carne, bata cada fasolari, insistindo no pé (a parte vermelha) mais dura e calosa, até que ceda amolecendo 3.

Pique grosseiramente os fasolari 4, com uma peneira de malha fina filtre o líquido recolhido 5 e reserve, separadamente, a água e os frutos 6: lembre-se de que você precisará de 30 g de suco para cozinhar os fasolari e 150 g para fazer o molho bechamel.

Limpe e lave as cebolinhas, corte-as ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias finas 7. Doure o dente de alho descascado em uma panela com cerca de 30 g de óleo, e uma vez que esteja temperado, remova o dente e deixe as cebolinhas murcharem em fogo baixo por cerca de 15 minutos, regando com 30 g do suco de fasolari que você tinha reservado 8. Em seguida, adicione os fasolari 9.

Cozinhe-os por 2 minutos em fogo alto 10, apenas o tempo suficiente para evaporar o líquido em excesso. Adicione também metade da cebolinha picada 13, metade do tomilho 12 e cozinhe por mais alguns minutos.

Misture, desligue o fogo e reserve 13. Dedique-se ao molho bechamel: comece pelo roux; em uma panelinha, derreta a manteiga, desligue o fogo por um momento e adicione a farinha 14, mexendo energicamente para evitar a formação de grumos 15. Coloque de volta no fogo baixo.

Em outra panela, despeje o leite 16 e adicione a noz-moscada 17 e 150 g da água de fasolari restante 18, leve ao fogo baixo até quase ferver,

e despeje-o aos poucos sobre o roux de manteiga e farinha 19, que, entretanto, terá engrossado em fogo baixo, ficando com a cor de avelã. Mexa vigorosamente com um batedor 20, continuando até que, após 5-6 minutos, o molho bechamel engrosse 21.

Agora você pode começar a montagem das suas lasanhas: unte com um fio de óleo (10 g) uma travessa de 20x30 cm 22 e depois espalhe algumas colheres de molho bechamel no fundo 23, espalhando uniformemente. Coloque agora uma primeira camada de lasanhas de ovos sobre a cama de bechamel 24, dispondo as folhas lado a lado.

Continue agora espalhando uma fina camada de molho bechamel sobre as lasanhas de ovos 25, depois polvilhe com fasolari 26 e adicione uma pitada do restante de tomilho e cebolinha picada 27.

Cubra com outras folhas de lasanha 28 e continue da mesma forma até terminar os ingredientes, finalizando com uma camada descoberta 29. Suas lasanhas estão prontas para serem assadas por 20 minutos em forno estático pré-aquecido a 180°C. Finalmente, conclua o cozimento com mais 5 minutos na função grill, e suas lasanhas de fasolari estão prontas para serem saboreadas 30!

Conservação

As lasanhas de fasolari podem ser conservadas na geladeira em um recipiente hermético por 1 dia.
Você pode congelar as lasanhas de fasolari apenas se tiver usado ingredientes frescos, e depois descongelá-las diretamente no forno.

Conselho

Como você deve ter notado, nesta receita não está previsto o uso de sal: isso porque a água dos fasolari, com sua natural salinidade, já é suficientemente salgada!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.