Lasanha de aspargos e raspadura

/5

APRESENTAÇÃO

A lasanha de aspargos e raspadura é um prato principal muito saboroso em que, às camadas de massa e aspargos, se alterna o molho bechamel e fatias finas de raspadura, queijo típico da região de Lodi. A raspadura é considerada a precursora do famoso Grana Padano. A raspadura é conhecida, de fato, como "grana com a gota", pois mesmo após muitos meses de maturação, o soro continua a sair da massa em pequenas gotas. Para reconhecer a raspadura autêntica, é preciso prestar atenção se na sua casca está gravado um trevo de quatro folhas, símbolo dos campos de Lodi.
Além de dar sabor a esta deliciosa lasanha de aspargos, a raspadura é ótima para a preparação de risotos, além de combinar perfeitamente com polenta e nozes.
A lasanha de aspargos e raspadura é uma variante saborosa e primaveril das clássicas lasanhas.

INGREDIENTES

Ingredientes necessários
Lasanha de ovo 250 g
Espargos 1 kg
Raspadura 350 g
Azeite virgem extra 35 g
Manteiga 60 g
Tomilho 4 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o bechamel
Leite inteiro 1 l
Farinha tipo 00 90 g
Manteiga 100 g
Queijo pecorino romano 15 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a lasanha de aspargos e raspadura, primeiro prepare o molho bechamel; derreta a manteiga e peneire a farinha suavemente para criar o roux 1, mexendo com um batedor manual. Adicione o leite levemente aquecido e misture até que espesse 2; salgue e tempere com noz-moscada. No final da preparação, com o fogo desligado, incorpore o queijo pecorino e misture bem 3.

Limpe os aspargos, depois cozinhe-os em água fervente (que deve ferver suavemente) na panela própria para aspargos, deixando as pontas para fora para que cozinhem no vapor; os aspargos devem cozinhar, mas permanecer crocantes 4. Escorra bem os aspargos: corte as pontas (cerca de 5 cm de comprimento) e fatie os talos em rodelas. Derreta 30 g de manteiga em uma frigideira e salteie os talos dos aspargos, salgue-os (bastam alguns minutos) 5; dessa forma, eles secarão da água de cozimento residual e, ao mesmo tempo, ganharão sabor. Faça o mesmo em outra frigideira com as pontas dos aspargos, tomando cuidado para que não se desmanchem 6.

Comece a montar a lasanha com aspargos e raspadura: coloque no fundo de uma assadeira (ou travessa) de 18x28 cm 3 colheres de sopa de óleo e uma camada de molho bechamel 7, depois espalhe a primeira camada de lasanha de ovo 8. Cubra a lasanha com uma camada de aspargos e uma de molho bechamel 9.

Polvilhe com um pouco de pimenta moída e espalhe uma camada de raspadura cortada em fatias finas e algumas folhas de tomilho 10. Repita a operação alternando os ingredientes até obter 4 camadas de lasanha. Termine a última camada com o molho bechamel 11, depois adicione algumas fatias finas de raspadura, as pontas dos aspargos e uma pitada de pimenta moída e folhas de tomilho. Asse a lasanha de aspargos e raspadura em forno estático pré-aquecido a 160° por cerca de 30-40 minutos (se for ventilado, 140° por cerca de 20-30 minutos) 12. Antes de servir a lasanha de aspargos e raspadura, deixe-a descansar fora do forno por pelo menos 10 minutos para que se estabilize e compacte melhor. Sua lasanha de aspargos e raspadura está pronta para ser servida!

Conservação

A lasanha de aspargos e raspadura pode ser conservada em um recipiente hermético por alguns dias na geladeira.
Se os aspargos forem frescos (não descongelados), a lasanha pode ser congelada tanto antes da cocção no forno quanto após o cozimento.

Conselho

Você pode substituir a raspadura por qualquer outro queijo de sua preferência, lembrando que a raspadura é semelhante a um parmesão ou grana pouco maturado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.