Lasanha de pão carasau

- Energía Kcal 794
- Carboidratos g 64.9
- dos quais açúcares g 7.7
- Proteína g 31.1
- Gorduras g 44
- das quais gorduras saturadas g 16.81
- Fibra g 5.4
- Colesterol mg 59
- Sódio mg 1401
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 1 h 30 min
- Porção: 9 Pessoas
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
As lasanhas de pão carasau são um prato principal rico e saboroso, que se presta bem a ser servido também como prato único.
As lasanhas de pão carasau são uma receita realmente original: você descobrirá que as clássicas lasanhas de massa podem ser dignamente substituídas por fatias de pão carasau, uma especialidade sarda conhecida, temperadas com molho à base de carne de porco e cogumelos champignon.
A combinação entre o sabor delicado do pão carasau e o sabor mais pronunciado dos cogumelos e da linguiça confere à receita um gosto todo especial.
Se você quiser experimentar outras variantes, experimente também as lasanhas de repolho, aqui substituímos a massa fresca por folhas de repolho!
INGREDIENTES
- Ingredientes para uma assadeira 25x35
- Salsicha 600 g
- Pão Carasaú 200 g
- Azeite virgem extra quanto baste
- Aipo 1 talo
- Cenouras 1
- Cebolas 1
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Cogumelos champignon 300 g
- Caldo de legumes 250 ml
- Vinho branco 200 ml
- Parmigiano Reggiano DOP 150 g - para ralar
- Ingredientes para o molho bechamel
- Leite inteiro 1 l - quente
- Farinha tipo 00 100 g
- Manteiga 100 g
- Sal fino quanto baste
- Noz-moscada quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo

Para preparar as lasanhas de pão carasau, comece pelo refogado: limpe uma cebola e pique-a finamente 1, descasque uma cenoura e corte-a em cubinhos 2, depois limpe um talo de aipo e pique-o finamente 3.

Coloque em uma frigideira azeite de oliva extravirgem, aqueça e depois adicione a cebola picada 4, as cenouras e o aipo 5; deixe refogar por cerca de dez minutos em fogo médio, mexendo frequentemente e certificando-se de que a cebola doure sem queimar (para mais detalhes sobre como preparar o refogado clique aqui). Enquanto isso, esfarele a linguiça com as mãos 6.

Lave e corte em fatias finas os cogumelos champignon 7. Adicione a linguiça ao refogado e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por mais 20 minutos 8. Na metade do tempo de cozimento, adicione um copo de vinho branco 9 e, se o molho tender a secar demais, adicione uma concha de caldo de legumes.

Quando a linguiça estiver quase cozida, adicione os cogumelos 10, uma concha de caldo para amolecer tudo 11 e ajuste o sal e a pimenta, finalizando o cozimento em fogo baixo. Enquanto isso, prepare o molho bechamel seguindo as indicações que você encontra clicando aqui: derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo, adicione a farinha e mexa rapidamente com um batedor em espiral para evitar que se formem grumos. Quando a farinha estiver completamente incorporada, adicione, aos poucos, o leite quente 12 e uma pitada de noz-moscada, continuando a mexer a mistura para engrossá-la (para esta receita, é aconselhável deixar o bechamel um pouco mais líquido).

Uma vez pronto o ragu de carne e cogumelos, pegue uma assadeira retangular de 24x36 cm e coloque no fundo um fio de azeite de oliva extravirgem e uma colher cheia de bechamel 13. Comece a montar as lasanhas colocando 2 fatias de pão carasau, cobrindo toda a superfície da assadeira, bastante ragu 14, novamente o bechamel 15,

o parmesão ralado 16 e mais duas folhas de pão carasau 17. Repita a mesma operação para cada camada até esgotar todos os ingredientes: as camadas devem ser três. Termine a última camada com uma generosa quantidade de parmesão e asse tudo em forno estático a 160° por 60 minutos (se forno ventilado a 140° por cerca de 50-55 minutos) 18. Nos últimos 10 minutos, aumente a temperatura do forno em 20° para gratinar bem a superfície das lasanhas. Suas lasanhas de pão carasau estão prontas; deixe-as descansar por pelo menos 10 minutos antes de servi-las, para que fiquem mais compactas e fáceis de cortar.