Lasanha à Moda da Montanha

/5

APRESENTAÇÃO

Lasanhas que paixão! Quantos paladares vocês satisfizeram com as Lasanha à bolonhesa e tantos outros com as outras variações, como as Lasanha de salmão ou as Lasanha vegetariana! Vamos adicionar à longa lista também as lasanhas da montanha, 4 camadas recheadas com diferentes iguarias: começamos com os cogumelos chanterelle, portobello e champignon. Depois, a indispensável linguiça em um apetitoso ragù. Não poderia faltar o cremoso molho bechamel entre uma camada e outra para tornar este prato principal ainda mais saboroso e convidativo. Convidamos vocês a experimentá-la, junto com as outras receitas de lasanha mais amadas:

INGREDIENTES

Lasanha de ovo 180 g
Parmigiano Reggiano DOP 110 g - (para ralar)
Alho 1 dente
Cogumelos champignon 250 g
Cogumelos chanterelle 250 g
Cogumelos Portobello 250 g
para o ragù
Passata de tomate 500 g
Vinho tinto 60 g
Salsicha 400 g
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Cebolas douradas 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para o molho bechamel
Leite inteiro 500 g
Farinha tipo 00 50 g
Manteiga 50 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar as lasanhas da montanha, comece pelo ragù de linguiça: limpe e pique finamente a cebola 1, o aipo 2 e a cenoura 3.

Aqueça um fio de azeite na panela 4 e prepare o refogado 5. Cozinhe em fogo médio por 6-7 minutos, mexendo de vez em quando. Retire a pele da linguiça 6.

Adicione a linguiça esfarelada 7, doure em fogo médio por cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente. Acrescente o vinho tinto 8 e deixe evaporar. Depois, adicione o molho de tomate 9, tempere com sal e cozinhe o ragù em fogo médio-baixo por cerca de 1 hora: você precisará obter uma consistência ligeiramente solta.

Enquanto isso, prepare o molho bechamel: em uma panela, leve o leite para ferver com uma pitada de sal 10. Derreta a manteiga em outra panela, adicione a farinha de uma só vez 11. Mexa vigorosamente com um batedor de arame para evitar a formação de grumos. Continue mexendo até obter uma mistura dourada 12.

Adicione um pouco de leite quente 13, mexa e adicione o restante do leite. Cozinhe o molho bechamel por cerca de 5-6 minutos 14 até engrossar. Mantenha em temperatura ambiente coberto com filme plástico em contato 15.

Cuide dos cogumelos: limpe os cogumelos raspando com uma faquinha a parte mais terrosa. Corte os chanterelles em fatias 16 e faça o mesmo com os champignons 17 e os portobellos 18.

Aqueça um fio de azeite de oliva extra virgem em uma frigideira grande. Adicione o dente de alho, deixe pegar sabor. Coloque os cogumelos 19 e salteie na frigideira por 2-3 minutos, ou até cozinhar. Tempere com sal 20, retire o dente de alho 21.

Enquanto isso, o ragù também estará pronto 22, ajuste o sal. Pegue uma travessa retangular (medidas 24 x 17 x 6), coloque uma primeira camada fina de molho bechamel 23, coloque 3 folhas de massa de lasanha por cima, sobrepondo-as ligeiramente, adicione uma camada de molho bechamel 24.

Agora coloque parte dos cogumelos 25, e depois uma camada de ragù 26 e uma de massa 27. Continue montando a lasanha alternando as camadas até esgotar os ingredientes e obter quatro camadas.

Cubra o ragù da última camada com o Parmigiano Reggiano DOP ralado 28. Regue com um fio de azeite 29. Asse em forno estático a 200 graus por 25 minutos, ao final ajuste para a função grill por 5 minutos para gratinar a superfície. Retire do forno 30 e deixe esfriar as lasanhas da montanha antes de servi-las.

Conservação

O molho bechamel e o ragù duram no máximo 2 dias na geladeira, colocados em um recipiente hermético. As lasanhas duram na geladeira por no máximo 2 dias. Podem ser congeladas.

Conselho

Garanta que o ragù de linguiça fique solto, mas não líquido, para que a lasanha tenha um resultado final perfeito!

Ao esfriar, o molho bechamel pode se tornar mais sólido e pegajoso: se isso acontecer, basta mexer vigorosamente com um batedor de arame para torná-lo fluido novamente.

Para um sabor mais delicado, você pode usar metade da quantidade de linguiça e metade de carne moída de boi.

Ao final do cozimento, os cogumelos podem ser aromatizados com tomilho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.