Lasanha de salmão

/5

APRESENTAÇÃO

A lasanha sempre teve um lugar de honra nas mesas dos italianos, especialmente para o almoço de domingo ou em ocasiões de festas e celebrações especiais! Protagonista indiscutível dos cardápios nacionais, é conhecida também no exterior, sobretudo na versão mais tradicional, à bolonhesa. Mas os usuários mais "famintos" certamente já provaram também as outras inúmeras variantes como as lasanha de peixe ou as lasanha de vegetais, com ingredientes de outono como as lasanha montanhesa, todas igualmente ricas e apetitosas como as lasanha com abobrinha! A este delicioso elenco queremos adicionar a lasanha de salmão, muito simples de preparar mas de grande efeito. As clássicas camadas de massa intercalam-se com fatias macias de salmão defumado, acompanhadas pela frescura das folhas de espinafre baby e pela consistência aveludada do indispensável molho bechamel. Abundante pimenta-do-reino e alguns ramos de endro adicionam uma nota vibrante e alegre que tornará tudo realmente irresistível! Surpreenda seus convidados trazendo à mesa uma deliciosa releitura de um dos pratos principais mais apreciados da nossa cozinha: a lasanha de salmão será à altura de qualquer ocasião, desde as informais até as mais importantes... experimente para o almoço de Natal!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira de 20x30 cm
Lasanha de ovo 250 g
Salmão fumado 400 g - em fatias
Grana Padano DOP 100 g - para ralar
Espinafre 60 g - verdes e vermelhos
Endro quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para 1 litro de molho bechamel
Leite inteiro 1 l
Manteiga 100 g
Farinha tipo 00 100 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar a lasanha de salmão, primeiro faça o molho bechamel: despeje o leite em uma panela, aromatize com noz-moscada 1 e uma pitada de sal e aqueça em fogo baixo. Enquanto isso, coloque a manteiga em outra panela 2 e derreta em fogo baixo, depois desligue o fogo e adicione a farinha de uma vez 3, mexendo com um batedor para evitar a formação de grumos 3.

Acenda o fogo novamente em chama baixa e continue mexendo até que a mistura de farinha e manteiga fique dourada: assim você terá obtido o roux 4. Neste ponto, despeje um pouco de leite quente na panela para diluir o fundo 5, depois adicione o restante do leite e mexa energicamente com o batedor até que o creme atinja uma consistência bastante fluida 6.

Quando o molho bechamel estiver pronto, você pode montar a lasanha: pegue uma assadeira retangular de 20x30 cm, despeje no fundo uma concha de molho bechamel 7 e distribua bem por toda a superfície, depois coloque 3 camadas de massa de lasanha 8. Despeje outra concha de molho bechamel para cobrir as camadas 9,

adicione um punhado de espinafre baby previamente lavado e seco e cubra com as fatias de salmão defumado 10. Tempere com alguns ramos de endro 11, uma pitada de pimenta e o queijo Grana Padano ralado 12, depois repita as camadas até acabar os ingredientes: você deve obter 4 camadas no total.

Faça a última camada colocando 3 camadas de massa de lasanha 13, cubra com o molho bechamel 14, adicione alguns pedaços de salmão defumado, o queijo Grana Padano ralado 15

e uma pitada de pimenta 16. Uma vez completadas 17, asse a lasanha em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, posicionando a assadeira no meio do forno, até que fiquem bem douradas na superfície. Sirva sua lasanha de salmão bem quente 18!

Conservação

A lasanha de salmão pode ser conservada na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias. Você pode congelá-las se tiver usado ingredientes frescos, não descongelados.

Dica

Se desejar, você pode substituir o espinafre baby por erva-doce cortada finamente e refogada com um fio de azeite. Como alternativa ao endro, você também pode usar folhinhas de tomilho.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.