Licor de hortelã

/5

APRESENTAÇÃO

Quando você tem convidados para jantar, nunca pode faltar um digestivo para oferecer no final da refeição após o Licor de café: em vez da habitual garrafa de Licor de mirto ou Limoncello, descubra como preparar em casa um delicioso licor de hortelã! Maravilhosamente perfumado e doce na medida certa, ideal para saborear gelado durante as quentes noites de verão. Pode ser conservado também na despensa para tê-lo disponível o ano todo. Com sua cor brilhante e uma agradável nota balsâmica, o licor de hortelã será uma descoberta surpreendente!

Se você ama licores caseiros, experimente também estas variações:

INGREDIENTES
Hortelã 125 g - (hortelã-pimenta)
Álcool puro 500 g - 96%
Água 500 g
Açúcar 300 g

Preparação

Para fazer o licor de hortelã, primeiro lave e seque cuidadosamente as folhas de hortelã, depois coloque-as em um pote 1, adicione o álcool 2 garantindo que todas as folhas fiquem embebidas. Coloque um pedaço de papel toalha (ou papel manteiga) por cima e pressione levemente 3. Isso ajudará a evitar que as folhas oxidem. Em seguida, feche o pote e deixe macerar por 24 horas no freezer. A extração a frio é ideal tanto para o sabor quanto para a cor final.

Após o tempo de maceração, remova o papel 4 e coe o líquido através de uma peneira e um pedaço de papel toalha 5. Reserve o líquido obtido 6, fechado em um pote.

Agora prepare a calda colocando a água e o açúcar em uma panela 7 e levando à fervura 8. Desligue o fogo, despeje a calda em uma jarra, para deixar esfriar completamente 9.

Adicione a parte alcoólica à calda fria 10 e misture brevemente 11. Transfira o licor de hortelã para uma garrafa e deixe descansar longe da luz por 30 dias antes de consumir 12!

Conservação

O licor de hortelã pode ser conservado à temperatura ambiente em um recipiente de vidro fechado por cerca de 90 dias. Alternativamente, você pode conservá-lo no freezer.

Conselho

Se desejar aromatizar ainda mais o licor de hortelã, você pode colocar para infundir junto com as folhas algumas bagas de zimbro, casca de limão ou uma raiz de alcaçuz.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.