Nhoque sardo à moda camponesa

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques sardos à camponesa são um prato principal rico em sabores, graças à combinação de ingredientes simples que fazem parte da tradição gastronômica de antigamente, aquela dos ritmos do campo. Bacon defumado e feijões brancos são protagonistas nesta receita junto a um dos formatos de massa mais famosos da Sardenha: os nhoques ou Malloreddus, protagonistas de muitas preparações deliciosas como aquela à Malloreddus alla campidanese, com linguiça e pecorino fresco. Os nhoques sardos à camponesa são uma receita ideal para tornar a mesa acolhedora nos frios dias de inverno e compartilhar com os convidados um prato rústico e convidativo!

INGREDIENTES
Nhoque da Sardenha 400 g
Feijão espanhol 400 g - não escorridos
Pancetta defumada 75 g
Azeite virgem extra 30 g
Cebolas 50 g
Alecrim 1 raminho
Sálvia 5 folhas
Passata de tomate 200 g
Pimenta preta quanto baste
Alho 1 dente

Preparação

Para preparar os nhoques sardos à camponesa, comece colocando no fogo uma panela com água salgada. Enquanto isso, limpe e pique finamente a cebola 1. Regue com um fio de azeite uma frigideira ampla, doure um dente de alho inteiro em fogo baixo 2, em seguida retire-o uma vez dourado e despeje na frigideira a cebola picada 3. Mexa de vez em quando para não queimar.

Enquanto a cebola frita, pique a sálvia e o alecrim (tome cuidado para deixar algumas folhas inteiras para decorar o prato final, se preferir) 4, deixe-os dourar junto com a cebola 5. Fatie o bacon e corte-o em tiras 6,

adicione ao refogado 7; em seguida, aromatize com pimenta moída. Adicione em seguida os feijões brancos junto com sua água de conservação 8 e finalmente despeje o purê de tomate 9.

Misture bem os ingredientes e continue cozinhando por 12 minutos, em fogo alto 10. Enquanto isso, quando a água atingir a fervura, cozinhe os nhoques pelo tempo indicado na embalagem 11. Uma vez cozidos (melhor se al dente), escorra-os, com a ajuda de uma escumadeira 12,

e despeje-os diretamente na frigideira com o molho 13. Misture bem a massa para incorporar todos os ingredientes 14. Os nhoques sardos à camponesa estão prontos: sirva-os quentes, com algumas folhas de alecrim fresco como toque final 15.

Conservação

Você pode conservar os nhoques por 2 dias na geladeira, em um recipiente hermético.

Conselho

Em geral, os feijões enlatados são conservados apenas em água e sal, sem adição de conservantes: antes de comprar os feijões, leia atentamente os ingredientes na embalagem para garantir que o produto seja totalmente natural!

Curiosidades

O nome "malloreddus" significa bezerrinho, pois é o diminutivo de "malloru" que significa touro: esse apelido pitoresco deriva do imaginário camponês e refere-se à forma da massa tipicamente enrolada sobre si mesma para obter nhoques rechonchudos, como bezerros.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.