Massa ao pesto de berinjela

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje tornamos as berinjelas protagonistas de um prato principal saboroso e genuíno que cheira a verão, a massa ao pesto de berinjela! O pesto é uma maneira criativa de valorizar ao máximo os vegetais da estação: ao contrário do genovês, a polpa de berinjela é enriquecida com amêndoas, queijo grana padano, raspas de limão e hortelã, que dão ao molho o equilíbrio certo entre sabor, aroma e frescor! O resultado é um pesto envolvente e cremoso, perfeito para acompanhar um formato de massa longa como as bavette. Prepare a massa ao pesto de berinjela para um almoço de verão e, se o calor não perdoar, experimente servi-la à temperatura ambiente... os sabores se destacarão ainda mais e seus convidados certamente pedirão bis!

Com esta massa, descubra também a delícia do pesto de berinjela rústico!

INGREDIENTES
Linguine 320 g
Berinjelas 1 kg
Amêndoas peladas 60 g
Grana Padano DOP 20 g - ralado
Azeite virgem extra 50 g -
Casca de limão 1 -
Hortelã quanto baste -
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a massa ao pesto de berinjela, primeiro você deve cozinhar as berinjelas: lave e seque as berinjelas, coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga 1, fure-as com os dentes de um garfo e asse em forno ventilado pré-aquecido a 220° por 45-50 minutos. Quando as berinjelas estiverem cozidas, remova a assadeira do forno e deixe esfriar um pouco 2. Enquanto isso, coloque para ferver uma panela cheia de água salgada que será usada para cozinhar a massa. Remova a extremidade superior das berinjelas e corte-as ao meio 3,

em seguida, retire a polpa raspando com uma colher 4. Coloque a polpa de berinjela em uma peneira fina posicionada sobre uma tigela e pressione com a parte de trás de uma colher ou um garfo 5 para eliminar a água de vegetação 6.

Neste ponto, a água na panela estará fervendo, então cozinhe as bavette 7 e, ao mesmo tempo, continue com a preparação do pesto de berinjela. Transfira a polpa de berinjela para um processador de alimentos com lâminas e adicione as amêndoas descascadas 8, o queijo grana padano ralado 9,

as raspas de limão raladas 10 e o azeite de oliva extra virgem 11, depois adicione sal e pimenta a gosto; processe brevemente até obter um purê denso e bastante cremoso 12.

Pique grosseiramente a hortelã com uma faca 13, depois transfira o pesto de berinjela para uma frigideira grande (fora do fogo), adicione uma concha de água de cozimento da massa 14 e as folhas de hortelã picadas 15.

Escorra a massa al dente e adicione-a diretamente à frigideira com o pesto de berinjela 16. Misture fora do fogo para incorporar bem a massa ao molho, adicionando mais água de cozimento da massa, se necessário 17. Sua massa ao pesto de berinjela está pronta para ser servida, quente ou à temperatura ambiente 18!

Conservação

A massa com pesto de berinjela pode ser guardada na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo um dia. Você pode colocar o pesto de berinjela em um pote de vidro e cobrir com óleo, e conservá-lo na geladeira por 3-4 dias.

O pesto de berinjela pode ser congelado em pequenos potes e descongelado à temperatura ambiente ou na geladeira.

Dica

Você pode enriquecer o pesto de berinjela com tomatinhos cereja crus ou confit, que darão um toque de cor e sabor à sua massa! Se preferir, você pode aromatizar o pesto com folhas de manjericão em vez de hortelã, ou substituir o queijo grana padano por queijo pecorino para um sabor mais intenso.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.