Bacalhau com cítricos

/5

APRESENTAÇÃO

O bacalhau com cítricos é um prato principal simples e leve, capaz de surpreender graças ao seu aroma fresco e intenso. Os filés de peixe cozinham brevemente na frigideira mantendo uma consistência macia e suculenta, enquanto o suco dos cítricos cria um fundo de cozimento aromático que realça o sabor delicado do bacalhau sem encobri-lo. Um prato light perfeito para quem está seguindo uma alimentação hipocalórica, mas também para quem busca uma ideia saborosa para um almoço rápido ou um jantar com um toque elegante. Para qualquer ocasião que você o preparar, o bacalhau com cítricos será lembrado pelo seu sabor irresistível!

Experimente também estas receitas light com bacalhau:

INGREDIENTES
filé de bacalhau 600 g
Limões 1 - não tratados
Toranjas rosa 1 - não tratados
Azeite virgem extra 40 g
Vinagre balsâmico 10 g
Manjerona quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o bacalhau com cítricos, primeiro retire a casca da toranja e do limão 1 e reserve 2, depois esprema o suco 3; você precisará de cerca de 200 g de suco no total.

Corte os filés de bacalhau em pedaços 4. Em uma frigideira, aqueça o óleo e coloque o bacalhau 5. Cozinhe em fogo médio-alto por 2 minutos, depois ajuste o sal e a pimenta 6.

Vire delicadamente os filés de peixe 7 e regue com cerca de 200 g de suco de cítricos 8. Adicione algumas folhas de manjerona 9 e cozinhe por 7-8 minutos.

Por fim, adicione o vinagre balsâmico 10, a casca dos cítricos 11 e deixe apurar por alguns instantes. Sirva e finalize com algumas folhas de manjerona. O seu bacalhau com cítricos está pronto para ser saboreado ainda quente 12!

Conservação

Recomenda-se consumir o bacalhau com cítricos assim que estiver pronto; se necessário, você pode armazená-lo na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo 2 dias.

Conselho

Você pode variar o tipo de cítricos criando novas combinações!

No lugar do bacalhau, você pode usar outros peixes de carne branca e delicada como a corvina, a pescada ou o robalo, ajustando o tempo de cozimento de acordo com a espessura dos filés ou pedaços.

Se desejar, você pode enriquecer o prato adicionando também azeitonas pretas, alcaparras dessalgadas ou pinhões tostados.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.