Namelaka de chocolate amargo

/5

APRESENTAÇÃO

Do Japão chega um creme sem igual: a namelaka. Hoje veremos juntos como preparar a namelaka de chocolate amargo, um creme alternativo ao clássico creme de confeiteiro de chocolate. Com sua textura aveludada e cremosa, essa base se presta a diversos usos na confeitaria. Você pode transformá-la em uma sobremesa de colher despejando o creme recém-preparado dentro de copinhos e decorando com chantilly e frutas vermelhas, ou saboreá-la ao natural, como uma clássica mousse de chocolate. Mas com a namelaka você pode realmente se divertir... após a cristalização na geladeira, você pode usá-la para rechear seus doces ou batê-la por alguns minutos para obter uma consistência leve e areada, ideal para decorações! Sem ovos e sem farinha, esse creme derrete na boca a cada mordida e será perfeito para os amantes de chocolate! E se você está em busca de um sabor mais doce, experimente também a nossa versão ao leite.

INGREDIENTES
Ingredientes para 500 g de namelaka de chocolate amargo
Chocolate amargo 55% 140 g
Creme de leite fresco líquido 210 g
Leite inteiro 90 g
Glicose 10 g
Gelatina em folhas 2 g
Fava de baunilha 1 - retirado as sementes (opcional)

Preparo

Para preparar a namelaka de chocolate amargo, como primeiro passo pique o chocolate 1 e transfira-o para um recipiente alto e estreito. Coloque a gelatina de molho em água fria 2. Em uma panela, despeje o leite e adicione a glicose 3.

Se você tiver uma vagem de baunilha já sem sementes, adicione-a ao leite 4 e leve tudo para ferver. Retire a eventual vagem de baunilha 5 e despeje metade do leite dentro do chocolate 6.

Bata com um mixer de imersão por alguns segundos 7, depois escorra a gelatina e dissolva-a no leite restante ainda quente 8. Adicione a mistura de leite e gelatina ao chocolate 9 e bata novamente com o mixer de imersão por alguns segundos.

Neste ponto, adicione também o creme de leite fresco líquido 10 e bata novamente 11 até obter um creme fluido e liso, depois despeje em uma tigela 12.

Cubra com filme plástico e deixe cristalizar na geladeira por 12 horas. Passado este tempo, retire a namelaka da geladeira 13: ela estará compacta e cremosa, perfeita para usar como recheio de um doce. Alternativamente, bata-a com uma batedeira por alguns minutos 14: deste modo, ela ficará areada 15 e montada, perfeita para decorar diversos doces!

Conservação

Você pode conservar a namelaka de chocolate amargo na geladeira por 3 dias, coberta com filme plástico em contato. Adicionando especiarias de sua escolha para infundir no leite.

Conselho

No lugar da vagem de baunilha, você pode aromatizar a namelaka com raspas de laranja, rum, canela ou outras especiarias para deixar em infusão no leite!

A glicose pode ser comprada nos supermercados mais bem abastecidos. Se não conseguir encontrá-la, você pode tentar substituir por mel.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.