Buccellati siciliani

/5

APRESENTAÇÃO

Os buccellati sicilianos são doces de Natal típicos da tradição siciliana, que se destacam pela massa crocante enriquecida com banha e o rico recheio à base de figos secos, especiarias e chocolate. Sua preparação requer um pouco de tempo e paciência, mas o resultado final compensará todo esforço. Uma vez prontos, vocês poderão saboreá-los como lanche da tarde ou oferecê-los como sobremesa para deixar uma deliciosa lembrança aos seus convidados. Além disso, são perfeitos para adornar a mesa das festas graças à vibrante decoração de cobertura branca e confeitos coloridos! Os buccellati sicilianos podem ser feitos em várias formas: escolhemos a mais simples, mas vocês podem personalizá-los de acordo com seus gostos, tornando-os ainda mais especiais e únicos para quem os recebe.

Se vocês estão procurando outras receitas de doces natalinos regionais, experimentem também:

 

INGREDIENTES

Para a massa
Farinha tipo 00 550 g
Açúcar 200 g
Banha 170 g
Ovos 2
Leite 50 g
Fermento químico em pó 5 g
Amônia para bolos 5 g
Sal 1 pitada
Para o recheio
Figos secos 600 g
Geléia de laranja 100 g
Uva passa 50 g
Chocolate amargo 50 g
Miolo de nozes 50 g
Marsala 30 g
Canela em pó 1 colher
Noz-moscada quanto baste
Para a cobertura
Açúcar de confeiteiro 270 g
Claras 2
Suco de limão 5 gotas
Para decorar
Confeitos de açúcar quanto baste

Preparo

Para preparar os buccellati sicilianos, a primeira coisa que você deve fazer é preparar o recheio: coloque as passas de molho no marsala por pelo menos 15 minutos 1. Enquanto isso, ferva os figos em água fervente por 3 minutos 2, escorra-os e seque-os com um pano limpo 3.

Remova o talo e corte-os em pedaços 4. Transfira os figos para um processador e triture-os até obter um purê 5, depois coloque-o em uma tigela e reserve. Pique o chocolate com uma faca 6.

Escorra as passas 7 e pique as nozes usando um martelo de carne 8. Na tigela com os figos, adicione o chocolate, as passas, as nozes e a geleia de laranja 9.

Adicione também a noz-moscada, a canela 10, o marsala 11 e misture tudo 12.

Você deve obter uma mistura homogênea 13. Cubra com filme plástico em contato com a mistura 14 e deixe descansar na geladeira por 5 horas. Enquanto isso, prepare a massa: peneire a farinha na tigela da batedeira 15.

Adicione a banha cortada em pedaços 16 e trabalhe com o gancho em formato de folha, em baixa velocidade, até obter uma consistência arenosa. Adicione o açúcar 17 e o fermento 18.

Por fim, adicione os ovos, previamente batidos com a amônia 19. Trabalhe até obter uma massa esfarelada 20, então adicione o leite 21.

Você deve obter uma massa formada por migalhas grossas. Transfira tudo para uma bancada 22 e trabalhe com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea 23. Envolva em filme plástico 24 e deixe descansar na geladeira por 4 horas.

Depois desse tempo, pegue a massa e estenda-a para formar um retângulo com espessura de cerca de 4 mm 25. Coloque o recheio no centro e modele-o para dar uma forma cilíndrica 26, então levante a borda da massa e envolva o recheio 27.

Elimine o excesso de massa 28 29 e sele a borda ao longo do lado com os dedos 30.

Corte o rolo obtido em fatias de 4 cm de espessura 31 e disponha-as em uma assadeira forrada com papel manteiga 32. Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 30 minutos. Quando a massa estiver dourada, retire e deixe esfriar completamente 33.

Enquanto isso, prepare a cobertura: coloque as claras de ovo em uma tigela e comece a bater com um garfo 34. Quando começar a formar espuma, adicione o suco de limão 35, em seguida, adicione também o açúcar de confeiteiro em duas etapas, sempre continuando a bater 36. Você deve obter uma mistura cremosa.

Molhe a parte superior dos buccellati já frios na cobertura 37 e decore com confeitos coloridos 38. Seus buccellati sicilianos estão prontos para serem saboreados 39!

Conservação

Os buccellati sicilianos se conservam à temperatura ambiente, em um recipiente hermético, por 4-5 dias.

Você pode preparar antecipadamente tanto o recheio quanto a massa e conservá-los na geladeira por um dia.

Dica

Para o recheio, você pode usar as especiarias que mais gostar ou tiver disponível.

Você pode escolher dar aos buccellati outra forma, por exemplo, a de um pastel: basta cortar formas circulares com um cortador, colocar uma colher de recheio no centro, dobrar a massa em meia-lua e selar as bordas com um garfo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.