Nhoque gratinado com abóbora e queijo toma

/5

APRESENTAÇÃO

Os Nhoque de batata são um dos formatos de massa caseira mais amados. Hoje mostramos uma maneira realmente única de temperá-los. Preparando os nhoques gratinados com abóbora e toma, você trará à mesa um verdadeiro comfort food. Tão macios, eles se misturam muito bem com a abóbora, e o toma contrastará com seu sabor adocicado em um equilíbrio de sabores perfeito. O aroma das ervas aromáticas será absorvido pela abóbora, e a gratinação no forno permitirá obter uma crosta externa agradável.

Se você é amante de nhoques, recomendamos que experimente também:

INGREDIENTES

para os nhoques
Batatas 1 kg - a pasta amarela
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 1
Sal fino 1 pitada
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste
para o condimento
Abóbora napolitana 400 g - (já limpa)
Azeite virgem extra 10 g
Alho 1 dente
Alecrim 3 raminhos
Sálvia 3 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para gratinar
Tom 200 g - (semi curada)
Grana Padano DOP 30 g - (para ralar)

Preparação

Para preparar os nhoques gratinados com abóbora e toma, comece cozinhando as batatas. Coloque-as em uma panela com água fria 1 e acenda o fogo. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 30-40 minutos, dependendo do tamanho delas. Descasque-as enquanto ainda estão quentes e, em seguida, amasse-as sobre a farinha que você despejou na bancada 2. Adicione então o ovo ligeiramente batido junto com uma pitada de sal 3

e misture tudo com as mãos 4 até obter uma massa macia, mas compacta 5. Lembre-se de que, se trabalhá-los demais, os nhoques se tornarão duros durante o cozimento, então limite-se a amassar o necessário. Pegue uma parte da massa e estenda-a com as pontas dos dedos para obter bigoli, ou seja, cordões com cerca de 2 centímetros de espessura 6; para fazer isso, polvilhe a bancada com semolina de vez em quando. Enquanto isso, cubra a massa restante com um pano para evitar que seque.

Em seguida, corte os cordões em pedaços 7 e, fazendo uma leve pressão com o polegar, arraste-os sobre o marcador de nhoque para obter a forma clássica 8. Se você não tiver o marcador de nhoque, pode usar um garfo e arrastá-los sobre os dentes; nesse caso, use a farinha de semolina para evitar que grudem. À medida que você prepara os nhoques de batata, coloque-os em uma bandeja com um pano levemente enfarinhado, bem espaçados uns dos outros 9.

Agora, cuide do tempero. Pegue a abóbora já limpa e corte-a primeiro em fatias 10 e depois em cubos de cerca de 1 cm 11. Em uma panela, despeje um fio de azeite e adicione um dente de alho cortado ao meio. Junte os ramos de alecrim 12

e os de sálvia 13. Deixe pegar gosto em fogo médio por 2-3 minutos, depois adicione a abóbora 14. Tempere com sal 15

e misture bem 16. Espere alguns minutos, depois retire os ramos de alecrim 17, a sálvia e o alho. Cozinhe a abóbora por cerca de 12 minutos no total. Enquanto isso, corte o queijo em cubinhos 18.

Quando a abóbora estiver pronta 19, cozinhe os nhoques aos poucos em bastante água fervente salgada a gosto 20. À medida que estiverem prontos, escorra-os com uma escumadeira e transfira-os para a panela com a abóbora 21.

Adicione um fio de azeite 22 e misture. Agora, monte as cocottes. No total, você obterá 4. Coloque na base uma primeira camada de nhoques com abóbora 23, adicione cubos de toma e Grana Padano DOP ralado 24.

Cubra com uma segunda camada de nhoques 25 e finalize com mais pedaços de toma e parmesão ralado 26. Asse em forno estático pré-aquecido a 200° por 8 minutos, depois ligue o grill na potência máxima e termine o cozimento até que estejam bem gratinados. Vai levar alguns minutos. Retire os nhoques do forno, decore com ramos de alecrim e sirva.

Conservação

Os nhoques com abóbora e toma podem ser conservados na geladeira por alguns dias bem cobertos.

Conselho

Para dar um toque a mais, adicione linguiça esfarelada e salteada!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.