Nhoque de abóbora com creme de gorgonzola

/5

APRESENTAÇÃO

Prontos para um comfort food com sabor de outono? Deixe-se conquistar pelo sabor envolvente do nhoque de abóbora com creme de gorgonzola, um prato perfeito para se imergir na atmosfera quente e acolhedora desta estação. O sabor doce e aveludado da abóbora encontra o gosto intenso e picante do gorgonzola em um creme irresistivelmente suave e cremoso. Os Nhoque de abóbora, macios e delicados, combinam maravilhosamente com o molho de queijo rico e envolvente, transformando cada mordida em um pequeno momento de prazer. Uma mistura irresistível de sabores com a qual será muito fácil conquistar seus convidados... descubra conosco passo a passo como preparar em casa o nhoque de abóbora com creme de gorgonzola e adicione uma chuva de nozes tostadas para fazer bonito!

Aqui estão outras variações para experimentar:

 

INGREDIENTES

para o nhoque
Abóbora Mantuana 500 g - (para limpar)
Batatas vermelhas 400 g
Gemas 2
Farinha tipo 00 150 g
Sal fino quanto baste
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste - (para polvilhar)
para o creme de gorgonzola
Gorgonzola 150 g - doce
Leite inteiro 60 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o nhoque de abóbora, primeiro lave muito bem as batatas até que estejam completamente livres de terra, depois coloque-as em uma panela grande com água fria e salgada, sem descascá-las 1. Coloque no fogo e leve para ferver. Enquanto isso, pegue a abóbora, descasque-a e remova as sementes e os fios internos 3. Corte a abóbora em pedaços, você deve obter 250 g de polpa 3.

Após os primeiros 20 minutos de cozimento das batatas, adicione a abóbora 4 e cozinhe por mais 15 minutos. No final desse tempo, espete com um garfo tanto a abóbora quanto as batatas para verificar se estão com uma consistência macia, mas ainda firme; especialmente a abóbora não deve se desmanchar. Escorra então a abóbora 5 e transfira para dentro de uma peneira. Escorra também as batatas. Não jogue fora a água que poderá ser reutilizada para cozinhar o nhoque. Na bancada, forme uma fonte com a farinha e, com a ajuda do utensílio próprio, amasse as batatas ainda quentes no centro da farinha 6.

Elimine então a casca restante dentro do espremedor de batatas e adicione a abóbora dentro 7. Amasse a abóbora sobre as batatas e utilizando uma espátula, comece a misturar os ingredientes 8. Adicione as 2 gemas 9.

Trabalhe ainda brevemente, apenas o tempo necessário para que a massa fique homogênea, macia, mas firme 10. Limpe a bancada e polvilhe cuidadosamente o bloco com semolina, depois cubra com um pano para não secar 11. Use a espátula para cortar um pedaço de cada vez 12.

Modele cada pedaço de massa na bancada, ajudando-se com a semolina para formar um rolinho com cerca de 1,5 cm de espessura 13. Corte o rolinho em pedaços de 1,5 cm de comprimento 14, depois modele-os grosseiramente formando uma bolinha, sempre usando a semolina para não grudar 15.

Agora só resta marcar os nhoques fazendo cada pedacinho deslizar sobre um marcador de nhoque ou sobre um garfo, exercendo uma leve pressão com o polegar 16. Sempre ajude-se com a semolina. Transfira-os para uma bandeja polvilhada com semolina 17, depois coloque no fogo a panela com a água de cozimento da abóbora e prepare o condimento. Remova a casca do gorgonzola e corte-o em cubos 18.

Em uma panela, despeje o leite e aqueça-o, depois adicione o gorgonzola 19. Adicione uma pitada de noz-moscada 20, uma pitada de sal e pimenta 21.

Misture até que o queijo derreta 22, depois desligue o fogo e deixe engrossar. Regule o sal da água, se necessário, e assim que ferver, mergulhe os nhoques com a ajuda de uma escumadeira 23. Quando subirem à superfície, escorra-os 24.

Transfira os nhoques para o creme de gorgonzola 25 e salteie-os com o fogo desligado 26. Sirva imediatamente os seus nhoques de abóbora com creme de gorgonzola 27!

Conservação

Os nhoques de abóbora formados devem ser cozidos preferencialmente dentro de meia hora. Como alternativa, é possível congelá-los e depois cozinhá-los ainda congelados.

Uma vez cozidos, os nhoques de abóbora podem ser temperados com um fio de azeite e armazenados na geladeira por um dia. Se já temperados, você pode armazená-los na geladeira por um dia e refogá-los na panela antes de servir.

Dica

Para esta receita, é fundamental usar uma boa abóbora, seca, saborosa e da estação. As batatas também devem ser secas e firmes; se você tiver à disposição, pode optar pelas de montanha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.