Nhoque de batata

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques de batata são um dos pratos mais queridos da cozinha caseira italiana. Macios e delicados, são preparados com poucos ingredientes simples – batatas, farinha e ovos – e são perfeitos para serem temperados com molhos clássicos ou mais criativos. Símbolo de convivialidade e cozinha caseira, os nhoques contam uma tradição que se renova a cada degustação.

Típicos da cultura gastronômica do Bel Paese, os nhoques de batata também estão ligados a um costume muito difundido: quinta-feira é o dia do nhoque, especialmente na região central da Itália. Um prato atemporal, capaz de unir sabor, simplicidade e tradição, ainda hoje protagonista nas mesas de toda a Itália.

Oferecemos a receita perfeita para nhoques de batata sempre macios em duas versões, com e sem ovos!

Aqui outras variações deliciosas:

Experimente também estas massas alternativas de nhoques:

INGREDIENTES

Batatas vermelhas 1 kg
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 1 - médio
Sal fino quanto baste
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste
Para a versão sem ovos
Batatas vermelhas 1 kg
Farinha tipo 00 350 g
Sal fino 15 g
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste

PARA A VERSÃO COM OVOS

Para preparar os nhoques de batata, comece pelas Batatas cozidas: em uma panela grande, coloque as batatas e cubra com bastante água fria 1. A partir do momento em que a água começar a ferver, conte cerca de 30-40 minutos, dependendo do tamanho das batatas; faça o teste do garfo e se os dentes entrarem facilmente no meio, então você pode escorrer. Amasse as batatas ainda quentes sobre a farinha que você peneirou sobre a bancada e fez um monte 2; não será necessário descascar porque a casca ficará dentro do amassador de batatas. Em seguida, adicione o ovo levemente batido junto com uma pitada de sal 3.

Misture tudo com as mãos 4 até obter uma massa macia, mas compacta 5. Lembre-se de que, se você trabalhar demais, os nhoques ficarão duros durante o cozimento, por isso limite-se a amassar apenas o tempo necessário. Retire uma parte da massa e estenda-a com a ponta dos dedos para obter cilindros de 2 centímetros de espessura 6; para isso, ajude-se enfarinhando a bancada, de vez em quando, com semolina. Enquanto isso, cubra a massa restante com um pano para evitar que seque.

Corte os cilindros em pedaços 7 e, fazendo uma leve pressão com o polegar, passe-os na tábua de nhoque para obter o formato clássico 8. Se você não tiver a tábua de nhoque, pode usar um garfo e passar nos dentes; também neste caso, use farinha de semolina para evitar que grudem. À medida que você prepara os nhoques de batata, coloque-os em uma bandeja com um pano levemente enfarinhado, bem afastados uns dos outros 9. Se você pretende cozinhá-los, pode colocá-los aos poucos em água fervente e salgada; assim que subirem à superfície, os nhoques de batata estarão cozidos e prontos para serem escorridos e temperados!

PARA A VERSÃO SEM OVOS

Para preparar nhoques de batata sem ovos, amasse as batatas ainda quentes na bancada com a ajuda de um amassador de batatas, adicione a farinha e o sal 1 e amasse com as mãos 2 para obter uma massa macia, mas compacta 3.

Retire uma porção de massa por vez e estenda-a com a ponta dos dedos para formar cilindros com 2 cm de espessura 4. Corte os cilindros em pedaços 5 e passe cada pedacinho de massa em uma tábua de nhoque ou nos dentes de um garfo, pressionando levemente com o polegar 6. Cozinhe os nhoques de batata sem ovos em bastante água fervente salgada e escorra assim que subirem à superfície.

Conservação

Os nhoques de batata podem ser conservados ainda crus, deixando-os sobre o pano por no máximo duas horas; neste caso, o cozimento será um pouco mais longo, pois terão secado ao ar.

Você também pode congelar os nhoques, neste caso, coloque a bandeja no congelador e, após cerca de 20 minutos, coloque os nhoques de batata em um saco de alimentos, e continue assim até congelar todos. Para cozinhá-los, basta colocá-los em água fervente e salgada sem descongelá-los antes: tome cuidado para cozinhar poucos de cada vez, caso contrário, a temperatura da água cairá e os nhoques se desmancharão.

Dicas

Qual é o segredo para nhoques perfeitos? É tudo uma questão de batatas! As vermelhas são perfeitas, mas também servem as de montanha ou as envelhecidas... o importante é que não sejam batatas novas porque contêm muita água. As batatas ideais, em resumo, são ricas em amido e pobres em água, assim você precisa de menos farinha para amassá-las.

Se você não tiver um amassador de batatas, pode descascar as batatas e amassá-las com um garfo!

Aqui estão outras combinações para experimentar

Se você quer dar um toque especial aos seus nhoques de batata, use ingredientes colorantes, como por exemplo, açafrão para uma cor amarelada ou um pouco de extrato de tomate, como na receita de Nhoque vermelho ao pesto de manjerona e bacon. Para uma versão arroxeada, experimente os Nhoque de beterraba; para um estilo mais noir, Nhoque ao nero de sépia!

Experimente também estas versões:

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.