Orecchiette verdes

/5

APRESENTAÇÃO

Sua cor lembra o Natal, mas tem dentro todo o calor do sul... as orecchiette verdes são uma ideia de presente original e ao mesmo tempo uma deliciosa receita salva-jantar para os gourmets mais preguiçosos! Uma versão minimalista do prato símbolo da cozinha pugliese, as Orecchiette com brócolis, que certamente despertará a curiosidade até dos tradicionalistas mais ferrenhos... sim, porque na nossa receita as cime di rapa, temperadas com alho e pimenta, são incorporadas já na massa para criar umas Orecchiette coloridas e "prontas para usar": basta mergulhá-las na água fervente e temperá-las, por exemplo, com um simples Molho de tomate fresco com manjericão para levar à mesa em tempo recorde todo o sabor da tradição! Quer imaginar a satisfação de presentear amigos com maravilhosas orecchiette verdes feitas com suas próprias mãos e receber os elogios ao vivo enquanto desfrutam delas em companhia?

INGREDIENTES
Verduras de nabo 300 g
Sêmola de trigo duro remacinada 350 g
Alho 1 dente
Pimenta em pó 1 pitada
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Água quanto baste

Preparação

Para preparar as orecchiette verdes, a primeira coisa a fazer é limpar as cime di rapa: para esta receita você só precisará das folhas e inflorescências, então separe-as dos talos 1 e lave-as sob água corrente. Adicione um fio de óleo em uma panela, esmague um dente de alho 2 e deixe dar sabor brevemente, depois adicione as cime di rapa 3.

Salgue 4 e cozinhe em fogo médio por cerca de 10-15 minutos, ajudando-se com uma concha de água 5. Adicione também uma pitada de pimenta 6.

Quando as cime di rapa estiverem macias, transfira-as para um recipiente alto e estreito 7 e adicione um pouco de água até atingir um peso total de 280 g 8, depois bata com um mixer de mão para obter um purê bastante líquido 9.

Nesse ponto, coloque a sêmola em uma tigela e forme uma fonte 10, despeje no centro o purê de cime di rapa 11 e trabalhe com as pontas dos dedos para incorporá-lo 12.

Uma vez bem misturado 13, transfira a massa para uma superfície e continue trabalhando até que fique bem firme e elástica, depois cubra com um pano 14 e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos. Após o tempo de descanso, pegue uma porção de massa 15 e mantenha coberto o restante, para que não seque.

Enfarinhe levemente a superfície e trabalhe a porção de massa com ambas as mãos para dar a forma de um rolinho de cerca de 1 cm de espessura 16, depois corte em pedaços do mesmo tamanho 17. Pegue um pedacinho de cada vez e aperte-o com uma faca de lâmina lisa, ao mesmo tempo puxando-o em sua direção 18.

Vire a conchinha sobre si mesma 19 e você terá a sua primeira orecchietta! Continue dessa forma para formar todas as orecchiette até acabar a massa, posicionando-as aos poucos em uma rede de secagem ou em uma tábua 20. Depois de formá-las 21, cubra com um pano leve que permita a passagem de ar e deixe secar durante a noite, depois suas orecchiette verdes estarão prontas para serem embaladas e presenteadas!

Conservação

Depois de secas, você pode conservar as orecchiette verdes por cerca de um mês. Caso contrário, você pode congelá-las em uma bandeja, dispondo-as bem separadas, para transferi-las posteriormente para sacos de congelamento.

Conselho

As orecchiette verdes serão deliciosas temperadas com um simples molho de tomate fresco, mas recomendamos que você experimente também a versão com alho, óleo, pimenta e anchova ou misturadas com um pouco de stracciatella e guarnecidas com migalhas de pão crocante! Quanto ao tempo de cozimento, pode variar conforme a frescura e a espessura das orecchiette: se você as cozinhar logo após prepará-las, bastarão 5 minutos, caso contrário, levará cerca de 10-15. Não jogue fora os talos das cime di rapa: você pode usá-los para fazer uma saborosa sopa ou uma omelete ou para preparar um delicioso pesto seguindo as instruções na receita do Tomino burger!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.