Ostras limão e pimenta

/5

APRESENTAÇÃO

As ostras sempre encantaram paladares em todo o mundo, são um alimento requintado que é frequentemente consumido cru, simplesmente temperado com pimenta e limão para realçar o sabor. Bastam, de fato, pequenos cuidados para apreciá-las em toda sua frescura e sabor. Estes deliciosos moluscos são um alimento refinado frequentemente encontrado nos menus de festas e ocasiões especiais. Se você está procurando outras ideias para saboreá-las, experimente as ostras gratinadas com cogumelos e as ostras gratinadas com anchovas e alcaparras de Pantelleria.

INGREDIENTES
Limões 3 dentes - por pessoa
Pimenta branca quanto baste
Ostras 12

Preparação

Para preparar as ostras limão e pimenta, certifique-se de que as conchas das ostras estejam fechadas 1, depois abra as ostras. Essa é uma operação muito delicada, equipe-se com a faca apropriada com ponta fina, a proteção no cabo para proteger os dedos e uma pegada firme. Com uma mão mantenha a ostra bem firme e com a outra segure a faquinha e procure a abertura (se quiser, pode pedir na peixaria as ostras já perfuradas para uma abertura facilitada) insira a lâmina e corte o músculo que se encontra na parte central 2, depois de cortá-lo, será mais fácil seguir a circunferência abrindo a ostra por completo 3.

Abrace a concha ao meio, tendo cuidado para não derramar a água das ostras 4. Quanto mais viva e fresca uma ostra, mais difícil será abri-la. Se você não tem experiência, proteja a mão que segurará a ostra com um pano, para evitar ferimentos acidentais. Triture o gelo na trituradora 5 e distribua-o em um prato de servir 6.

Coloque as ostras sobre o gelo junto com os gomos de limão 7 e sirva. Cada convidado irá temperar na hora com suco de limão e pimenta a gosto (8-9).

Conservação

As ostras, uma vez abertas, devem ser consumidas imediatamente, as frescas e fechadas conservam-se na geladeira envolvidas em um pano úmido.

Conselho

Para ser comestível, a ostra deve estar viva. Para verificar isso, uma vez aberta, certifique-se de que ela possui uma aparência compacta e se contrai ao ser tocada. Para distinguir as ostras vivas, certifique-se de que as conchas estejam fechadas e que não tenham furos ou aberturas, assim a água do mar contida dentro preservará a frescura e o sabor.

Curiosidades

A ostra mais valiosa (e cara) é a que tem a concha redonda e plana, e carnes de sabor mais delicado.
No mercado, também estão disponíveis ostras mais baratas, com concha oval e côncava, menos valiosas e com carnes de sabor mais forte: geralmente são japonesas e portuguesas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.