Ostras gratinadas com anchovas e alcaparras de Pantelleria

/5

APRESENTAÇÃO

As ostras são consideradas entre os moluscos mais preciosos que nossos mares podem oferecer.
Seu consumo ocorre principalmente sem cozimento, com eventual adição de limão e pimenta, mas nem todos gostam de saborear a carne crua e o acentuado sabor do mar.
Aqui está uma receita alternativa, ostras gratinadas com anchovas e alcaparras de Pantelleria, que permitirá a todos apreciar este molusco cozido com uma breve gratinada no forno, apenas o tempo suficiente para remover a sensação de cru e vivo para aqueles que não gostam, resultando em excelentes ostras, perfeitas para entradas ou pratos principais refinados.
E para os amantes de moluscos, aqui estão outras receitas saborosas: mexilhões gratinados e vieiras gratinadas à provençal.

INGREDIENTES
Ingredientes para 5 ostras
Alho 1 dente
Salsa - picado 1 ramo
Sal quanto baste
Pimenta - moído a gosto
Ostras 5
Limões - a casca de 1/2
alcaparras - de Pantelleria em conserva 10 gr
Anchovas (anchovas) - em conserva 4
Tomilho 1 raminho
Manjerona 1 raminho
Caldo - vegetal 100 ml
Azeite quanto baste
Pão - esfarelado miolo 130 gr
Grana Padano DOP 20 g - (para ralar)

Preparação

Para preparar as ostras gratinadas com anchovas e alcaparras de Pantelleria, comece abrindo as ostras, esta é uma operação muito delicada, equipe-se com a faca apropriada com a ponta fina, a proteção no cabo para proteger os dedos e uma empunhadura firme. Com uma mão, segure bem a ostra e com a outra, segure a faca e procure a abertura 1 (se desejar, você pode solicitar na peixaria que as ostras sejam perfuradas para facilitar a abertura) insira a lâmina e corte o músculo que está na parte central, abra a concha pela metade 2, tendo cuidado para não derramar a água das ostras que você pode coletar em uma tigela e reservar para a preparação. Elimine metade da concha e reserve a que contém o molusco 3.

Agora cuide da farofa: pique finamente o tomilho, a salsinha e a manjerona (4-5) e reserve a mistura. Coloque no processador de alimentos a miolo de pão 6,

o caldo de legumes 7, a água das ostras 8, a mistura de ervas aromáticas 9, o alho

e o Grana Padano DOP ralado 10. Acione o processador e triture até obter uma farofa fina 11. Transfira a farofa para uma tigela, à parte escorra as anchovas e corte-as em pedacinhos 12

e as alcaparras de Pantelleria 13 e incorpore na farofa tanto a mistura de anchovas 14 quanto a mistura de alcaparras 15.

aromatize com a casca de limão 16 e misture com uma colher de pau para amalgamar os ingredientes 17. Forre uma assadeira com papel manteiga e, para estabilizar as conchas, que de outra forma poderiam tombar, coloque sob cada concha um anel feito com uma folha de papel alumínio 18, desta forma as ostras permanecerão bem retas durante o cozimento.

Neste ponto, cubra as ostras com a farofa 19, quando tiver recheado todas as ostras 20 regue com um fio de óleo e depois gratine em forno pré-aquecido estático a 250° por 10-15 minutos ou em forno ventilado a 220° por 10 minutos. Se quiser, nos últimos dois minutos, você pode assá-las sob o grill até que a farofa esteja bem dourada. Suas ostras gratinadas com anchovas e alcaparras de Pantelleria estão prontas, retire do forno e sirva imediatamente 21.

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as ostras, se sobrarem, conserve-as na geladeira em um recipiente hermético por no máximo um dia. Não se recomenda a congelação.

Conselho

Se você não for particularmente habilidoso, durante a operação de abertura das ostras, equipe-se com um pano de prato (ou, se o possuir, uma luva de aço apropriada) com o qual segurar a concha do molusco: isso evitará que você machuque as mãos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.