Pãezinhos com figos secos

/5

APRESENTAÇÃO

Setembro é um mês especial, entre melancolia e felicidade! A escola recomeça, retomamos os ritmos diários, mas também começamos a perceber a mudança de estação, que se encaminha para o outono. As férias de verão agora são uma lembrança, e para aliviar o estado de ânimo de quem pensa com nostalgia no mar, pensamos em um aconchegante e fragrante comfort food. Com os pãezinhos com figos secos... você não se importará "nem um pouco"! O aroma e o sabor envolventes desses deliciosos pãezinhos arrancarão um sorriso até nos dias mais tristes ou entediantes. A massa dos pãezinhos com figos secos, graças ao uso da farinha tipo 1, liberará aromas mais intensos, em comparação, por exemplo, com o clássico pão caseiro. Esses pãezinhos, além disso, serão perfeitos para receber recheios tanto doces quanto salgados... escolha uma geleia para o café da manhã ou fatias finas de presunto cru e um pouco de queijo fresco para um lanche realmente saboroso! Degustação após degustação, você descobrirá a doce surpresa que escondem os pãezinhos com figos secos!

INGREDIENTES
Ingredientes para 10 pãezinhos
Figos secos 200 g
Farinha 1 500 g
Água 270 g - em temperatura ambiente
Fermento biológico fresco 7 g
Azeite virgem extra 1 colher
Sal fino 10 g
Mel millefiori 1 colher

Preparação

Para preparar os pãezinhos com figos secos, a primeira coisa a fazer é colocar a farinha tipo 1 em uma tigela; em seguida, adicione o sal 1, o mel 2 e um pouco da quantidade de água 3.

Misture com as pontas dos dedos para uniformizar tudo 4, em seguida, adicione o fermento fresco esfarelado 5 e o restante da água 6.

Trabalhe tudo com as mãos até obter uma massa compacta 7, depois adicione o óleo 8 e trabalhe até que seja completamente absorvido 9.

Em seguida, transfira a massa para uma superfície 10, trabalhe-a por mais alguns instantes até que fique bastante lisa e depois dê a ela uma forma esférica 11. Neste ponto, coloque-a em uma tigela 12 e deixe-a fermentar por cerca de 2 horas e meia em temperatura ambiente. Se estiver muito frio, você pode colocar a massa em um forno desligado apenas com a luz acesa.

Após cerca de 2 horas e meia, quando estiver bem fermentada 13, transfira-a para uma superfície 14 e achate-a com as mãos 15.

Em seguida, corte os figos secos ao meio e distribua-os sobre a massa 16; depois enrole-a (17-18) formando um cilindro.

Neste ponto, divida-o ao meio 19. Em seguida, divida cada metade em 5 partes 20, obtendo 10 porções de cerca de 90 gramas cada 21.

Depois, pressionando cada pedaço entre a palma das mãos e uma superfície levemente untada, faça um movimento rotativo para formar bolinhas 22. Coloque-as aos poucos em uma assadeira ou bandeja bem enfarinhada, espaçando-as entre si 23. Cubra com filme plástico 24 e coloque na geladeira por 18/20 horas.

Depois desse tempo, pré-aqueça o forno a 210° em modo estático: enquanto isso, retire as bolinhas de massa da geladeira 25. Assim que o forno estiver quente, borrife um pouco de água nas paredes para criar a umidade adequada e asse rapidamente os pãezinhos (uma assadeira por vez, na prateleira do meio do forno; os outros pãezinhos crus podem ser mantidos em local fresco cobertos com filme plástico enquanto aguardam para serem assados). Asse por cerca de 35 minutos até que estejam bem dourados; para uma cozedura uniforme, gire a assadeira após cerca de 20 minutos. Quando os seus pãezinhos com figos secos estiverem assados, retire-os do forno 26 e deixe-os esfriar em uma grade antes de servi-los 27.

Conservação

Os pãezinhos com figos secos podem ser conservados por um dia em um saco plástico para alimentos ou sob uma cúpula de vidro. Alternativamente, é possível congelá-los após assados e aquecê-los no forno conforme necessário para renová-los.

Conselho

Recheie os pãezinhos com figos com presunto cru, creme fraiche e um pouco de cebolinha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.