Panetone salgado rápido

/5

APRESENTAÇÃO

Saboroso, colorido naturalmente e fácil de fazer: estamos falando do panetone salgado rápido, com as cime di rapa! Não se trata de um grande fermentado, um clássico panetone, mas de uma receita muito saborosa, perfeita como entrada de Natal ou para colocar no centro da mesa no Réveillon! É uma torta salgada riquíssima que na aparência lembra um belo panetone recheado: cime di rapa para colorir naturalmente a massa de um verde brilhante, frutas secas e abóbora para rechear como se fossem os frutos cristalizados de um panetone fermentado naturalmente! O mais bonito é que é cenográfico, delicioso e se prepara num piscar de olhos! Prontos para encantar seus convidados com um prato perfeito e original para o menu de Natal vegetariano? Talvez junto com outra entrada rápida e perfeita para compartilhar, o danubio rápido de Natal!

INGREDIENTES

Para a massa (para uma forma de aro removível de 18 cm de diâmetro)
Farinha tipo 00 270 g
Verduras de nabo 250 g - (peso após limpar e cozinhar)
Manteiga 165 g
Ovos 220 g - (cerca de 4 médias)
Leite inteiro 100 g
Levedura instantânea para preparações salgadas 16 g
Sal fino 8 g
Pimenta preta quanto baste
para rechear
Tomates Secos em Óleo 8
Scamorza defumada 100 g
Abóbora delica 150 g - (já limpa)
Amêndoas 90 g
Para decorar
Amêndoas 70 g
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o panetone salgado rápido, limpe e depois cozinhe as cime di rapa por cerca de 8 minutos em água fervente salgada a gosto 1. Serão necessários cerca de 500 g de cime, uma vez limpas e cozidas serão necessários 250 g para a receita. Uma vez prontas, você pode resfriá-las imediatamente em uma tigela com água e gelo, assim a cor permanecerá brilhante. Escorra-as e bata com um mixer de imersão junto com o leite 2 3.

Limpe a abóbora da casca e das sementes internas, coloque a polpa na frigideira com um fio de óleo 4, salgue a gosto. Mexa de vez em quando 5 e cozinhe em fogo médio por cerca de 10 minutos, os cubos devem amolecer, mas permanecer firmes. Em uma tábua, você pode cortar em cubos a scamorza defumada 6.

Pique grosseiramente também os tomates secos 7 e as amêndoas 8. Agora que você tem tudo pronto, pode cuidar da massa. Primeiro, derreta a manteiga em fogo baixo e deixe esfriar. Em seguida, comece a bater os ovos com a batedeira elétrica, adicione a manteiga derretida e morna em fio 9 enquanto continua a bater.

Agora você pode adicionar também o creme de cime di rapa 10, a farinha e o fermento peneirados 11, o sal 12 e a pimenta.

Você pode então adicionar todos os ingredientes do recheio: a abóbora 13, as amêndoas picadas grosseiramente 14 e a scamorza cortada em cubos 15.

Por último, adicione os tomates secos e misture com uma espátula 16. Despeje a massa em uma forma de aro removível de 18 cm com bordas altas, bem untada com manteiga. Cubra a superfície com mais amêndoas picadas 17, um fio de óleo e uma pitada de pimenta. Asse a 180°C por 55 minutos. Uma vez assado e morno 18, você pode desenformar o panetone salgado e servi-lo morno ou frio!

Conservação

O panetone salgado pode ser conservado sob uma campana de vidro por 2-3 dias.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Este panetone salgado rápido pode ser preparado em outras cores, colocando beterraba no lugar das cime di rapa. Você pode recheá-lo como preferir, com azeitonas taggiasche, queijo tipo tomme, nozes-pecã, vegetais e conservas. Para almoços e jantares de Natal sem estresse!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.