Pangiallo romano
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Rende: 2 pedaços
- Custo: Médio
- Notas +12 h de fermentação
APRESENTAÇÃO
Com a receita do pangiallo romano mantemos viva uma tradição culinária que tem origens muito antigas, este doce rústico, de fato, era preparado por ocasião do solstício de inverno na época Romana para desejar o retorno do sol. Por esta razão, os pães ricos em frutas secas, uvas passas, mel e frutas cristalizadas apresentam-se com uma forma arredondada e uma cor dourada conferida pelo açafrão, especiaria indispensável neste pão. Com o passar do tempo, a memória deste doce não se perdeu, pelo contrário, o pangiallo tornou-se parte dos doces típicos natalinos e aqui propomos uma versão saborosa, rica em frutas secas e cristalizadas.
Descubra também estes doces natalinos regionais:
- Panforte
- Panpepato
- Pandolce genovese
INGREDIENTES
- Ingredientes para 2 pães de 500 g
- Farinha tipo 00 200 g
- Fermento biológico fresco 10 g
- Açúcar 150 g
- Laranja cristalizada 50 g
- Cidra cristalizada 50 g
- Pinhões 50 g
- Nozes 50 g
- Amêndoas 100 g
- Avelãs 100 g
- Sultanas 150 g
- Canela em pó 1 colherinha
- Azeite virgem extra 50 g
- Claras 2
- Água 300 g
- para a pastela
- Açafrão ¼ g - (2 sachês)
- Água 40 g
- Azeite virgem extra 1 colher
- Farinha tipo 00 1 colher
Preparação
Para realizar o pangiallo romano, primeiro deixe amolecer as uvas passas em 300 g de água morna por 30 minutos 1, depois escorra o excesso de água. Dissolva 10 g de fermento biológico em 40 g de água morna 2 mexendo com uma colher de chá 3.
Forme um monte com a farinha e adicione o açúcar 4 e a canela em pó, despeje o fermento dissolvido em água 5 e comece a amassar para misturar os ingredientes. Incorpore também o azeite de oliva 6.
Em uma tigela, coloque as frutas secas (os pinhões, as amêndoas, as avelãs e as nozes), o cedro cristalizado 7, a laranja cristalizada 8, as claras de ovo 9 e misture com uma colher.
Adicione a fruta à massa 10, incorpore também as uvas passas bem escorridas 11 e amasse à mão 12.
Umedeça as mãos com água e forme dois pães 13. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga 14, cubra-os com filme plástico e deixe descansar por 12 horas em forno desligado e fechado. Após o tempo de descanso, prepare uma pastela com a farinha, o óleo 15,
o açafrão e a água 16, misture com uma colher 17 e pincele os pães com a pastela obtida 18.
Devem ficar bem glaceados em toda a superfície 19. Asse em forno estático pré-aquecido a 170 °C por 45 minutos. Após o término da cozedura, retire o pangiallo do forno 20 e deixe-o esfriar antes de degustar 21.