Struffoli
- Médio
- 50 min
- Kcal 565
O zelten é o pão doce frutado que pertence à tradição dos países do Tirol do Sul, em particular ao território sul-tirolês de Bolzano. O ingrediente fundamental do zelten é a fruta seca, que é mantida junta com uma massa fermentada à base de farinha de trigo e centeio.
Como todas as antigas receitas tradicionais, preparadas em cada casa, o zelten tem muitas variantes, mas em geral é possível distinguir dois tipos de zelten: o trentino, que se assemelha a um bolo macio de frutas secas, e o sul-tirolês de forma achatada, semelhante a um grande biscoito formado principalmente por uma grande quantidade de frutas secas.
As duas versões do zelten são, portanto, muito diferentes tanto na aparência quanto na consistência.
O nome zelten vem do alemão “selten”, que significa “às vezes”, justamente para indicar que o doce é preparado somente na época do Natal.
Antigamente, a preparação do zelten envolvia toda a família, em particular as jovens mulheres, já que era costume presentear o zelten aos noivos; por isso, preparava-se uma forma bastante grande que depois era dividida em muitas partes para presentear. Sempre a tradição quer que o zelten seja preparado próximo ao dia 13 de dezembro, ou durante os dias do Advento, para depois ser comido no Natal, já que antes de ser consumido deve descansar por pelo menos 10 dias.
Hoje são poucas as famílias que ainda preparam o zelten em casa, mas quem ainda se dedica à paciente elaboração respeita também o costume de presenteá-lo, e para torná-lo mais bonito, é decorado com frutas secas e cristalizadas.
A primeira coisa a fazer para a realização do zelten é a preparação das frutas secas e cristalizadas, ingredientes principais desta receita. Pegue as frutas cristalizadas e corte-as em cubos (1-2). Depois coloque em pequenas tigelas a casca ralada do limão e da laranja, a noz-moscada e a canela 3.
Então, ocupe-se das frutas secas 4. Em uma tigela grande, coloque as passas, as uvas malaga cortadas ao meio e os figos secos sem o talo duro e cortados em tiras 5. Adicione às frutas secas dois copinhos de rum, mexa bem e deixe que as frutas absorvam completamente o líquido 5. Enquanto isso, aqueça e derreta 70g de mel junto com o vinho em uma panela 6.
Quando os figos, as passas e as uvas malaga tiverem absorvido o rum, adicione as nozes picadas grosseiramente, as amêndoas cortadas em palitos, as avelãs cortadas ao meio 7, as frutas cristalizadas 8, a casca ralada do limão e da laranja 9, os cravos em pó e o vinho com o mel. Mexa bem para misturar todos os ingredientes. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar a mistura por pelo menos uma hora (ou até durante a noite, se preferir preparar o zelten em dois dias) para absorver todos os aromas.
Enquanto isso, em uma pequena tigela, esfarele o cubo de fermento e adicione uma colher de chá de mel 10, cubra com água morna 10, mexa e aguarde que se forme espuma na superfície. Prepare então a farinha de centeio e a de trigo 12.
Junte em uma tigela os dois tipos de farinha com o cominho e o anis 13, depois adicione também a mistura de fermento 14 e a colher de sopa de óleo 15.
Nesse ponto, amasse tudo até obter uma mistura compacta, macia, mas não pegajosa 17 e deixe-a crescer em um recipiente polvilhado com farinha até dobrar de volume 18.
Pegue a tigela com as frutas secas e despeje o conteúdo sobre uma superfície plana 19, coloque a massa por cima 20 e trabalhe bem tudo até obter uma massa homogênea que não se desmanche 21.
Divida a massa em oito pãezinhos do mesmo peso 22 e molde-os na forma que preferir (redondos, em forma de coração, retangulares, ovais, quadrados), desde que os zelten tenham uma espessura de cerca de 2 cm. Pincele os zelten com uma calda de açúcar ou com mel bem fluido (derreta-o no fogo) 23. Deixe-os descansar e secar por 30 minutos e depois decore-os a gosto com frutas secas e cristalizadas 24. Pincele novamente os zelten com açúcar e leve ao forno a 150/160 graus por 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar seus zelten, depois embrulhe-os em filme plástico e deixe-os descansar por 10-15 dias em um lugar seco antes de consumi-los.