Panetone com fermento biológico
- Difícil
- 2 h 20 min
- Kcal 252.4
Com o Natal se aproximando, relembramos os grandes clássicos da cozinha regional, que imediatamente trazem o espírito festivo contando com sua bondade a magia de tradições transmitidas por séculos. Hoje voamos para a Ligúria para saborear o pandolce genovês, preparação típica do período natalino e da Epifania, a meio caminho entre o panetone e o panpepato, mesmo que de consistência e características diferentes! O pandolce genovês, também conhecido no Reino Unido e nos EUA como "Genoa Cake", segundo alguns historiadores, seria originário da antiga Pérsia: parece que cabia ao pagem mais jovem oferecer ao soberano este doce, costume retomado também pelos ligures, onde o menor da família era convidado a inserir um ramo de oliveira no doce como um símbolo de boa sorte. Depois, o mais velho deveria dividir o pão em duas partes: uma seria oferecida ao primeiro viajante que passasse e a segunda guardada para ser abençoada no dia de São Brás, protetor "dos males da garganta", no dia 3 de fevereiro. E você? O que está esperando para trazer à mesa este pandolce macio recheado com frutas cristalizadas, passas e os indispensáveis pinhões? Descubra também outras deliciosas especialidades ligurianas como os Gobeletti ou os baci di Alassio!
Para preparar o pandolce genovês, comece cortando em cubos a laranja 1 e o cidrão cristalizados 2. Passe agora para a manteiga em temperatura ambiente, que você cortará em pedaços 3.
Em seguida, pegue uma batedeira com pá em que adicionar a manteiga e o açúcar 4, a farinha peneirada 5 e o fermento em pó 6.
Adicione o sal 7 e o ovo 8 e comece a misturar em velocidade média. Enquanto mistura, adicione o leite em temperatura ambiente aos poucos 9.
Quando for absorvido, pause a batedeira por um momento e adicione a laranja 10, o cidrão 11 e as passas, previamente lavadas em água corrente e secas 12.
Por fim, adicione os pinhões 13. Ligue novamente a batedeira por cerca de 10 segundos em velocidade média para misturar bem os ingredientes 14. Transfira então a massa para uma superfície de trabalho e compacte a massa com as mãos 15.
Dê uma forma arredondada a ela 16. Neste ponto, pressione levemente com as mãos a parte superior do bloco para achatá-la levemente 17. Deslize as mãos ao longo das bordas da massa para ajustá-las e dar uma forma de disco bem definida ao pandolce: você obterá um disco com cerca de 3 cm de altura e 10 cm de diâmetro. Em seguida, coloque-o em uma assadeira forrada com papel manteiga 18.
Com a ajuda de uma espátula ou uma lâmina afiada, faça uma decoração em forma de losango na superfície, fazendo cortes diagonais 19. Agora você pode assar seu pandolce em forno estático pré-aquecido a 180°C por 45-50 minutos (ou em forno ventilado pré-aquecido a 160°C por cerca de 35-40 minutos) 20. Após o tempo de cozimento, retire do forno e deixe descansar por alguns minutos 21 antes de levar à mesa esta delícia natalina!