Panna cotta ai lamponi

/5

APRESENTAÇÃO

A panna cotta de framboesas é uma deliciosa sobremesa de colher, para preparar durante a estação de verão com framboesas frescas.
O doce é composto por uma Panna cotta clássica enriquecida, durante várias fases de solidificação, por duas camadas de frutas frescas.
O sabor ácido das framboesas combina perfeitamente com a delicadeza da panna cotta.
Uma deliciosa sobremesa para terminar a refeição com doçura!

Experimente também estas deliciosas variações:

INGREDIENTES
Ingredientes para 6 forminhas
Framboesas 200 g
Fava de baunilha 1
Açúcar de confeiteiro 160 g
Creme de leite fresco líquido 500 ml
Gelatina em folhas 8 g

Preparação

Para preparar a panna cotta de framboesas, aqueça em uma panela, em fogo baixo, o creme de leite junto com o açúcar 1 e a fava de baunilha dividida ao meio em seu comprimento. Mexa com o batedor e verifique com a ajuda de um termômetro que o líquido atinja 80/90 graus, evitando fervê-lo. Enquanto isso, coloque as folhas de gelatina para amolecer em água fria 2 por 10 minutos e depois esprema bem 3.

Quando o creme de leite atingir a temperatura, retire a panela do fogo, coe o creme quente com uma peneira fina para eliminar os pedaços de baunilha e despeje na tigela onde está a gelatina espremida 4. Mexa bem para dissolver a gelatina 5 e, se necessário, leve a mistura novamente ao fogo por alguns minutos. Prepare 6 forminhas com diâmetro de 8 cm e capacidade de cerca de 120 ml e coloque no fundo 2 framboesas, lavadas e secas, 6 e

despeje na forminha a primeira camada de panna cotta que cobrirá as framboesas pela metade de sua altura 7. Deixe a primeira camada solidificar na geladeira por cerca de 1 hora ou no freezer por 30 minutos; enquanto isso, cubra a mistura restante com uma camada de filme plástico, fazendo um pequeno furo na superfície para que o ar possa passar e mantenha à temperatura ambiente, longe de fontes de calor, mexendo com o batedor de vez em quando. Após o tempo indicado, coloque mais duas framboesas dentro da forminha 8 e cubra com a segunda camada de panna cotta 9.

Coloque a panna cotta na geladeira por mais 2 horas, até que esteja completamente solidificada 10. Para desenformar a panna cotta, aqueça água em uma panela, quase até ferver. Retire a panela do fogo e mergulhe a forminha na água por cerca de 2-3 segundos 11. Retire da água, passe uma faquinha de lâmina reta e lisa ao redor da panna cotta 12, vire e com um movimento decidido, mas não muito forte, desenforme a panna cotta em um prato.

Conservação

Você pode conservar a panna cotta na geladeira por 3 dias ou congelá-la bem selada e deixá-la descongelar na geladeira antes de usar.

Conselho

Você pode preparar a panna cotta também com outras frutas como mirtilos, amoras, morangos em pedaços.
Em alternativa às framboesas inteiras, você pode bater ou passar as frutas por uma peneira e adicionar a polpa obtida ao creme antes de juntá-lo à gelatina: você obterá deliciosas panna cottas tingidas de rosa.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.