Panna cotta de abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

Outono, tempo de abóbora e de deliciosas receitas para enfrentar a chegada da estação mais fria... hoje propomos a panna cotta de abóbora, uma deliciosa variação da clássica Panna cotta. Esta elegante sobremesa de colher é feita com creme de leite e gelatina como manda a tradição, mas é enriquecida com a polpa de abóbora cozida a vapor que dá ao doce sua típica cor alaranjada. Como molho de acompanhamento, escolhemos uma cobertura de cacau, fácil e rápida de preparar. Decore sua panna cotta de abóbora com nozes picadas e desfrute de toda a doçura do outono!

Experimente também estas variações:

INGREDIENTES

Para 4 panna cottas
Abóbora violino 200 g - (já limpa)
Creme de leite fresco líquido 200 g
Açúcar 35 g
Leite inteiro 30 g
Gelatina em folhas 4 g
Para a cobertura de cacau
Cacau em pó amargo 50 g
Água 130 g
Açúcar 100 g
Para decorar
Granulado de avelã quanto baste

Preparação

Para preparar a panna cotta de abóbora, primeiro limpe a abóbora removendo as sementes e os fios internos 1, depois remova a casca 2 e corte a polpa em cubos; você precisará de 200 g. Forre uma vaporizadora de bambu com papel manteiga 3; se você tiver outro tipo de vaporizadora, não é necessário usar o papel manteiga.

Transfira os cubos de abóbora para a vaporizadora 4 e cubra com a tampa. Despeje 2 dedos de água em um wok ou em uma panela 5, coloque a vaporizadora por cima e cozinhe a abóbora por 10 minutos 6.

Depois de cozida, transfira a abóbora para um mixer 7 e bata até virar um purê 8, em seguida, passe por uma peneira 9.

Amoleça as folhas de gelatina no leite por pelo menos 10 minutos 10. Enquanto isso, despeje o creme de leite e o açúcar em uma panela 11, adicione o purê de abóbora 12 e misture com um batedor de mão.

Coloque a panela no fogo e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, depois adicione as folhas de gelatina bem espremidas 13. Mexa rapidamente para dissolver a gelatina uniformemente 14 e desligue o fogo. Despeje a mistura obtida em 4 forminhas individuais com 8 cm de diâmetro, descartáveis ou de silicone, e deixe esfriar 15, depois coloque na geladeira para solidificar por pelo menos 2 horas.

Prepare a cobertura de cacau: peneire o cacau em uma panela onde você já terá despejado a água 16, adicione o açúcar 17 e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, mexendo com um batedor de mão 18.

Após esse tempo, transfira a cobertura para uma tigela e deixe esfriar, mexendo de vez em quando: isso a fará engrossar 19. Uma vez solidificada, retire delicadamente a panna cotta da forma passando a lâmina de uma faca ao longo de toda a borda 20. Decore a panna cotta de abóbora com a cobertura de cacau e, se desejar, com nozes picadas 21!

Conservação

A panna cotta de abóbora pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias.

Você pode congelá-la após o cozimento; antes de consumi-la, deixe-a descongelar na geladeira.

Conselho

Se você não tem uma vaporizadora, pode ferver a abóbora, nesse caso recomendamos deixá-la escorrer após o cozimento para eliminar o excesso de água.

Em vez da abóbora violina, você pode usar a abóbora mantovana.

O leite para dissolver a gelatina pode ser substituído por água fria.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.