Pão da Manhã

/5

APRESENTAÇÃO

O pão da manhã é uma receita ótima para o café da manhã: um pão brioche macio e saboroso!
A massa pode ser modelada como croissants ou em forma de caracóis e, uma vez assado, o pão da manhã poderá ser recheado a gosto com manteiga, geleia, mel ou Nutella.
O pão da manhã também é perfeito para ser usado como brioche salgado e, portanto, recheado com frios variados.
O pão da manhã vem de uma receita de Piergiorgio Giorilli.

INGREDIENTES

Ingredientes para cerca de 20 peças:
Farinha Manitoba 600 g
Farinha tipo 00 400 g
Leite inteiro 500 ml
Manteiga 70 g
Mel de acácia 70 g
Fermento biológico fresco 25 g - (ou 7 g de fermento biológico seco)
Açúcar 160 g
Sal fino 1 pitada
Para polir
Ovos 1 - médio
Leite inteiro 15 ml
Para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Açúcar granulado quanto baste

Preparo

Para preparar o pão da manhã, comece aquecendo o leite, que deve estar morno. Dissolva o fermento em um pouco de leite retirado da dose total 1. Coloque em uma batedeira, equipada com gancho, a farinha de trigo comum e a farinha manitoba e adicione o fermento dissolvido no leite 2 e o mel 3.

Adicione também o açúcar 4 e 375 ml de leite 5 e trabalhe a massa por cerca de 3 minutos em velocidade baixa. Em seguida, adicione a manteiga amolecida à temperatura ambiente 6 e aumente a velocidade (média) do gancho, para que a massa absorva bem a manteiga.

Por fim, adicione o sal 7 e o restante do leite aos poucos 8, amassando por pelo menos 7-8 minutos, até a massa ficar lisa e homogênea 9. Coloque a massa obtida em uma tigela, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por pelo menos um par de horas em forno desligado e fechado, com a luz acesa.

Após o tempo necessário, a massa terá dobrado de volume 10. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada com um rolo, tentando obter um retângulo com espessura de meio centímetro 11. Para obter os croissants, corte do meio uma tira de 15 cm de comprimento e 8 cm de altura e divida em triângulos 12.

Faça um pequeno corte central na base de cada triângulo 13 e, segurando os lados, enrole o triângulo sobre si mesmo 14. Forme assim todos os croissants e posicione-os em uma assadeira forrada com papel manteiga 15 e deixe-os crescer por cerca de 40-50 minutos, em forno desligado e fechado.

Para formar os caracóis, corte tiras largas de 2 cm da massa estendida 16 e enrole-as em espiral (17-18). Coloque também essas em uma assadeira com papel manteiga e deixe crescer por 40-50 minutos.

Bata o ovo com o leite e, após o tempo da segunda fermentação, pincele os pães da manhã com um pincel 19; se desejar, polvilhe a superfície dos croissants ou dos caracóis com granulado de açúcar. Asse o pão da manhã em forno quente (estático) a 180° por 20 minutos, tendo o cuidado de colocar no fundo do forno uma tigela cheia de água. Assim que as formas estiverem bem douradas (20-21), retire-as e coloque para esfriar sobre uma grade, para que fiquem bem ventiladas e possam esfriar uniformemente. Aqui está seu pão da manhã pronto: polvilhe-os com açúcar de confeiteiro e recheie a gosto!

Conservação

É melhor consumir o pão da manhã logo após ser feito, mas se sobrar, você pode mantê-lo sob uma cúpula de vidro por no máximo dois dias!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.