Massa para pão
- Difícil
- 1 h 15 min
- Kcal 434
Preparar pão em casa é sem dúvida desafiador em termos de tempo e energia, mas não há nada como a satisfação de fazer um pão perfumado e macio com suas próprias mãos, que inunda todos os cômodos com aromas atemporais... um chamado antigo para toda a família, que se apressará assim que a assadeira for retirada do forno para garantir uma fatia. Se você já se aventurou em receitas mais clássicas como as do pão pugliese, do Pão fácil feito em casa e da ciabatta, aqui propomos outro pão tradicional, o pão esse que vem da Emilia Romagna, onde é conhecido por nomes diferentes como 'crocetta' e 'barilino', dependendo das várias formas conferidas durante o preparo. Uma característica indispensável deste pão de origens antigas é a adição de banha, que o torna incrivelmente quebradiço. Uma vez assado, este delicioso pão se apresenta brilhante e perfumado, com uma crosta fina e um miolo macio, pronto para acompanhar pratos saborosos!
Para preparar o pão esse, comece fazendo a massa mãe pelo menos 8 horas antes (você pode começar na noite anterior para assar no dia seguinte). Despeje em uma tigela a farinha, o fermento biológico fresco esfarelado 1 e adicione a água em temperatura ambiente aos poucos 2. Depois de reunir os ingredientes com o garfo, amasse com a ponta dos dedos para misturar 3.
Forme um pequeno bloco de massa 4, cubra com filme plástico e deixe amadurecer em temperatura ambiente por pelo menos 8 horas. Assim que a massa mãe estiver madura 5 você poderá começar a preparar a massa. Em uma batedeira equipada com gancho, coloque as farinhas, o fermento 6,
125 g de massa mãe 7 e toda a água 8. Acione a batedeira em baixa velocidade por 7 minutos, após os quais você pode adicionar a banha 9,
o óleo 10 e o sal 11. Continue amassando por mais 7-8 minutos, até que a massa esteja bem ligada ao gancho e fique compacta. Depois transfira-a para uma superfície, trabalhe-a com as mãos 12 e modele rapidamente.
Deixe a massa crescer por 2 horas, em uma tigela, coberta com filme plástico 13 no forno apagado com a luz acesa. Após 2 horas, pegue a massa crescida 14, transfira-a delicadamente para a superfície e divida em 4 partes 15.
Achatem os blocos de massa, apertando-os com as mãos 16. Pegue um bloco de massa, mantenha os outros sob o filme plástico, passe-o na máquina de abrir massa na configuração mais larga 17, depois dobre ao meio 18, gire 90° e passe novamente na máquina de abrir massa, repetindo esta operação de 15 a 18 vezes para refinar a massa.
À medida que você estende a massa, tente sempre obter um retângulo menor, devendo obter um com cerca de 4 cm de largura 19. Depois dobre as bordas externas fazendo uma dobra tripla (20-21) e alargue uma última vez na máquina de abrir massa.
Você deve obter um retângulo de 15x10 cm 22. Enrole-o do lado mais longo 23 e forme um cilindro com cerca de 10 cm de comprimento 24.
Continue da mesma forma com os outros 3 blocos de massa, à medida que você faz os cilindros, mantenha-os cobertos com filme plástico 25. Uma vez obtidos todos os 4 cilindros, alongue-os até cerca de 30 cm 26, depois enrole um lado até a metade 27.
Faça o mesmo do lado oposto invertendo o sentido de rotação 28 para obter o típico formato de esse 29. Transfira os pãezinhos para uma assadeira, cubra-os com filme plástico e deixe-os crescer por mais 2 horas em um local morno.
Quando os pãezinhos tiverem aumentado seu volume, estarão prontos para assar 31. Asse-os em forno estático pré-aquecido a 200°C por 30 minutos. Após o tempo indicado, os pãezinhos estarão bem dourados na superfície 32, deixe-os esfriar um pouco e sirva-os 33.