Pasta com couve-flor

/5

APRESENTAÇÃO

Rico em fibras, vitaminas e sais minerais, o amado e odiado couve-flor é um vegetal sazonal realmente precioso para o nosso organismo que deveríamos colocar na mesa com mais frequência! A nossa receita de macarrão com couve-flor é uma ótima solução: fácil e rápida de preparar, é feita com pouquíssimos ingredientes que lhe darão um molho particularmente cremoso e saboroso. Para obter este resultado, é necessário terminar o cozimento do macarrão na frigideira, desta forma o amido liberado funcionará como um ligante formando um delicioso creme. Ideal para um jantar em família, o macarrão com couve-flor é um prato principal vegetariano capaz de tornar apetitoso até mesmo um dos vegetais mais desprezados!

Descubra também estes pratos principais com couve-flor:

INGREDIENTES
Conchas 320 g
Couve-flor 700 g - (para limpar)
Alho 2 dentes
Pimenta vermelha seca quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o macarrão com couve-flor, primeiro limpe a couve-flor: elimine o talo central e as folhas 1, depois separe os buquês dos talos 2 e reserve-os. Pique grosseiramente os talos com uma faca 3.

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite com os dentes de alho inteiros e a pimenta 4, depois adicione os talos picados 5. Refogue por um minuto e então adicione os buquês 6.

Adicione sal 7 e cozinhe em fogo alto por 7-8 minutos 8. Enquanto isso, leve uma panela de água salgada para ferver e coloque o macarrão 9.

Neste ponto, elimine o alho e regue a couve-flor com uma concha da água de cozimento do macarrão 10, depois abaixe o fogo. Escorra o macarrão bem al dente diretamente na frigideira 11 e termine o cozimento adicionando mais água de cozimento 12.

Assim que estiver pronto, misture com um fio de azeite 13 e mexa bem 14. Sirva o seu macarrão com couve-flor imediatamente, adicionando, se desejar, uma pitada extra de pimenta 15!

Conservação

O macarrão com couve-flor pode ser conservado na geladeira por 2 dias, em um recipiente hermético.

Se quiser congelá-lo, recomendamos gratiná-lo posteriormente no forno.

Conselho

Se você precisar reduzir o tempo de preparação, pode cozinhar os buquês de couve-flor junto com o macarrão durante os últimos 4 minutos de cozimento, então escorra tudo na frigideira onde você refogou o alho com a pimenta e continue com o risoto.

Não jogue fora as folhas e o talo central da couve-flor... você pode usá-los para preparar um creme aveludado!

Curiosidade

Você sabia que na Sicília as couves-flores são comumente chamadas de brócolis? A típica receita de Massa com brócolis arriminati, na verdade, não é um Massa com brócolis, mas sim uma variação regional do macarrão com couve-flor enriquecido com anchovas, pinhões, passas, açafrão e pão ralado!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.