Pasta de spirulina

/5

APRESENTAÇÃO

As algas são usadas há muito tempo na culinária para valorizar ao máximo suas propriedades, como no caso da alga kombu, da qual se aproveita o aroma acentuadamente salgado para temperar o arroz usado no sushi, ou a alga nori, que com suas folhas é perfeita para enrolar os temaki. Entre essas algas, há uma em particular que está se popularizando nos últimos anos: a spirulina. Essa alga é muito apreciada porque traz inúmeros benefícios ao organismo, além de ser um corante natural que colore os alimentos com um belo verde brilhante. Com a receita da nossa massa de spirulina, quisemos aproveitar essa propriedade da alga criando ninhos coloridos de tagliatelle temperados com legumes salteados e salmão. Um prato principal fresco, genuíno e incomum para oferecer aos amigos, talvez desafiando-os a adivinhar o ingrediente secreto que está escondido no prato!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Algas espirulina 10 g - em pó
Farinha tipo 00 200 g
Ovos 100 g - (2 médias)
para o molho
Abobrinhas 100 g - (cerca de 1)
Tomates datterini 100 g
Cenouras 100 g - (cerca de 2)
Salmão fumado 80 g
Cebolinha fresca 60 g
Azeitonas Taggiasca 30 g
Manjericão quanto baste
Hortelã quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Água quanto baste

Preparo

Para preparar a massa de spirulina, comece preparando a massa fresca: peneire a farinha em uma tigela 1, adicione então a spirulina 2 e os ovos 3.

Sove até os ingredientes se incorporarem bem 4. Enfarinhe a superfície de trabalho e continue a trabalhar a massa ali 5. Forme uma bola e embrulhe-a com filme plástico 6. Deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Passados os 30 minutos de descanso da massa, transfira o bloco para uma superfície bem enfarinhada 7 e estenda-o com um rolo 8 até atingir 1 milímetro de espessura (não economize na quantidade de farinha, pois a spirulina tende a umedecer bastante a massa). Adicione mais farinha sobre a superfície da folha que você estendeu 9,

enrole para criar um cilindro 10 e então, com uma espátula ou uma faca de lâmina lisa, faça tagliatelle de meio centímetro de espessura 11. Desenrole suas tagliatelle e coloque-as em uma bandeja 12.

Agora ocupe-se do tempero: corte em rodelas o cebolinho 13, as cenouras previamente descascadas 14 e as abobrinhas 15.

Em uma frigideira, refogue suavemente por alguns minutos o cebolinho com um fio de azeite 16, adicione os tomates cereja inteiros 17 e, aumentando o fogo, despeje um pouco de água (aproximadamente uma xícara de café) 18.

Reduza o fogo e comece a esmagar os tomates cereja. Em fogo médio, adicione as abobrinhas, as cenouras 19 e as azeitonas 20. Salgue e apimente o tempero e adicione outra xícara de café de água. Abaixe novamente o fogo e cozinhe o tempero por cerca de 20 minutos, cuidando para adicionar um pouco mais de água se o tempero secar demais 21. Enquanto isso, coloque no fogo uma panela cheia de água salgada que será usada para cozinhar a massa.

Passado o tempo de cozimento do tempero, desligue o fogo e adicione o salmão defumado desfiado com as mãos 22 (o salmão é adicionado com o fogo desligado porque basta aproveitar o calor do tempero), então perfume com as folhas de manjericão e de menta 23. Cozinhe a massa 24 por cerca de 4-5 minutos no máximo

e escorra diretamente na frigideira para juntar ao tempero 25. Salteie em fogo baixo, adicionando meia concha de água de cozimento 26. Sirva sua massa com pimenta preta e um fio de azeite de oliva 27.

Conservação

Conserve a massa de spirulina na geladeira e consuma no mesmo dia. Não se recomenda congelar após o cozimento. Para congelar a massa de spirulina crua sem tempero, proceda da seguinte forma: forme ninhos e coloque-os bem espaçados em uma bandeja, coloque-os para endurecer na geladeira por algumas horas e, depois que estiverem endurecidos, distribua-os em sacos de congelamento. Você poderá cozinhar os ninhos congelados.

Conselho

Quer experimentar essa receita também com carne? Substitua o salmão por tiras de peito de pato grelhado que você desfiará e adicionará ao tempero. Para uma versão completamente vegetariana, recomenda-se a adição de queijo feta esfarelado e brotos mistos para guarnecer o prato.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.