Pasta primavera

/5

APRESENTAÇÃO

A primavera traz com ela muitas verduras boas e coloridas, para usar na cozinha e criar uma grande variedade de receitas! E é assim que nasce a nossa pasta primavera, um prato principal requintado e diferente do habitual! Você poderá surpreender seus convidados com o creme de topinambur, um tubérculo que lembra um pouco as batatas, com sabor de alcachofra, que pode ser consumido cru ou cozido! Você adicionará um toque de cor com as ervilhas-torta, rainhas desta temporada, junto com as ervilhas... indispensáveis! Um bom refogado à base de cebolinha e uma pitada de pimenta para dar um toque a mais e suas linguines estarão prontas em um piscar de olhos. Faça também esta pasta primavera e sirva-a para uma ocasião especial, será uma excelente proposta vegetariana... e não se esqueça das folhinhas de hortelã para um aroma realmente único!

Aqui estão outras receitas primaveris que você não pode perder:

INGREDIENTES

Linguine 320 g
Gralhas 200 g - (ou vagens)
Ervilhas 100 g
Cebolinha fresca 60 g
Pimenta fresca 1
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Para o creme de topinambur
Alcachofra de jerusalem 300 g
Água 100 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Hortelã quanto baste - (opcional)
para decorar
Alcachofra de jerusalem quanto baste
Hortelã quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a pasta primavera, cozinhe o topinambur com a casca em água fervente 1, até que esteja completamente cozido e macio; levará cerca de 30 minutos. Enquanto isso, prepare a cebolinha; retire as raízes 2 e a parte verde mais escura, depois fatie finamente 3.

Lave as ervilhas-torta e corte-as em losangos finos 4. Em uma frigideira antiaderente, adicione um fio de azeite e refogue uma pimenta fresca cortada ao meio junto com a cebolinha 5; quando começar a murchar, adicione as ervilhas-torta 6 e uma pitada de sal.

Salteie em fogo alto por cerca de 5 minutos, depois retire a pimenta 7 e adicione as ervilhas 8. Continue cozinhando por mais um minuto, depois desligue o fogo. Enquanto isso, escorra o topinambur e descasque-o enquanto ainda estiver quente, será mais fácil 9.

Transfira o topinambur descascado para um recipiente alto e estreito 10, depois adicione azeite 11, sal, pimenta e os 100 g de água. Se desejar, você pode aromatizar com algumas folhinhas de hortelã fresca 12.

Bata bem com um mixer de imersão para obter um creme 13 e reserve. Cozinhe as linguines em água fervente, salgada a gosto 14. Enquanto isso, descasque o topinambur para decoração e corte-o em rodelas finas que você temperará com um fio de azeite 15.

Escorra a massa al dente e transfira-a diretamente para a frigideira com os vegetais 16; adicione um pouco de água de cozimento 17, salteie e finalize com um fio de azeite. Sirva colocando na base do prato algumas colheres de creme de topinambur 18.

Coloque por cima um ninho de linguines, os vegetais 19, as fatias de topinambur cru 20 e decore com folhinhas de hortelã fresca. Sua pasta primavera está pronta para ser servida 21!

Conservação

Recomendamos consumir a pasta primavera imediatamente.

O creme de topinambur pode ser preparado com um dia de antecedência e armazenado na geladeira.

Conselho

Se preferir, você pode cortar a pimenta em fatias e deixá-la dentro da massa.

No lugar das ervilhas-torta no inverno, você pode usar brócolis, repolho ou couve!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.