Cubinho de Vegetais

/5

APRESENTAÇÃO

O caldo vegetal é um precioso aliado na cozinha, pois dissolvido em água se transformará rapidamente em um caldo e você poderá temperar risotos, massas e diluir molhos muito concentrados. Muitos de vocês nos escreveram dizendo que muitas vezes preparar o caldo, seja de Caldo de carne ou Caldo de legumes, leva muito tempo e que muitas vezes vocês recorreram ao caldo mais rápido e conveniente do supermercado. Mas por que comprá-lo quando você pode preparar o caldo caseiro e conservá-lo por muito tempo? Com a nossa receita de caldo vegetal, você não terá problemas e terá a vantagem de poder escolher os vegetais que mais ama. Agora que você conhecerá todos os segredos para preparar um ótimo caldo vegetal, certamente quererá se aventurar na autoprodução e passar para a próxima etapa: o Caldo granulado. Mas vamos dar um passo de cada vez e começar com o caldo: vamos lá!

Aqui estão algumas das receitas que você poderá realizar com o caldo vegetal:

INGREDIENTES
Para 20 pedaços de cerca de 30 g cada
Cebolas douradas 380 g
Cenouras 230 g
Aipo 130 g - com as folhas
Alhos-porós 1
Sal fino 200 g
Azeite virgem extra 20 g

Preparação

Para preparar o caldo vegetal, comece lavando as cenouras, o salsão e o alho-poró 1. Agora corte os vegetais, incluindo a cebola limpa, em cubos bastante pequenos 2 e vá para o fogão. Em uma panela antiaderente, coloque a cebola e as cenouras 3.

Adicione também o salsão e o alho-poró 4. Tempere com o óleo 5 e cozinhe por cerca de 15 minutos. Neste ponto, adicione o sal fino 6.

Continue cozinhando por cerca de 5-6 minutos, mexendo de vez em quando 7. Agora que os vegetais estarão murchos e bem saborosos 8, transfira-os para um processador 9.

Bata até obter um purê bastante homogêneo 10. Volte para a panela 11 e cozinhe por mais cerca de 15 minutos em fogo médio-alto, mexendo frequentemente para que a mistura seque sem queimar 12.

Assim que a mistura estiver bem seca, transfira-a para uma travessa retangular onde você colocou uma folha de papel manteiga 13, nivele a superfície com uma espátula ou as costas de uma colher 14 e cubra com filme plástico ou papel manteiga. Deixe endurecer no freezer por 10-12 horas 15.

Depois do tempo de endurecimento, remova o papel manteiga do bloco (que não ficará completamente congelado devido ao sal) 16 e divida-o em 20 cubinhos de cerca de 30 gramas cada 17. Seu caldo vegetal está pronto para ser conservado ou utilizado 18!

COMO UTILIZAR O CALDO VEGETAL

Para utilizar o caldo vegetal, recomendamos dissolver um cubo de 30 g em 1 litro de água 19. Mexa bem até que se dissolva 20. O caldo vegetal está pronto para ser utilizado 21!

Conservação

O caldo vegetal pode ser conservado no freezer por até 6 meses, em um saco para alimentos ou em uma forma de gelo.

Se preferir um caldo de consistência cremosa, você pode omitir a etapa no freezer e despejar diretamente a mistura em um pote de vidro. Você poderá conservá-lo por uma semana na geladeira, graças à alta concentração de sal.

Conselho

Aromatize seu caldo vegetal com ervas aromáticas à vontade.

Os vegetais também podem ser personalizados de acordo com a estação e seus gostos!

SE O SAL PARECER EXCESSIVO...

Sabemos que 200 gramas de sal parecem realmente muito. No entanto, é preciso considerar que a mistura será dividida em 20 pedaços e, portanto, cada cubo terá cerca de 10 gramas de sal.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.