Pasticciata fanese

/5

APRESENTAÇÃO

Nas Marcas, o Natal tem o sabor da pasticciata fanese, um prato principal de carne assada em um molho delicioso e enriquecido por especiarias que tornam seu sabor único e inconfundível. Os segredos deste prato principal da tradição, preparado nas festas de Natal, aos domingos e também nos dias de Páscoa, são dois: o primeiro é a escolha da carne. Prefere-se, de fato, um corte nobre como o lagarto. O segundo é a preparação do molho que lembra uma espécie de ensopado e deve ter o ponto certo de acidez. Uma vez cozida, a pasticciata será servida em fatias mergulhadas no seu apetitoso molho que a manterá macia. Algumas fatias de pão caseiro completarão este prato de sabores simples mas sempre atuais!

Descubra outras especialidades das Marcas:

  • Piconi marchigiani
  • Crescia sfogliata
  • Crema fritta
  • Olive all'ascolana

 

 

INGREDIENTES
Carne de boi 900 g - lagarto redondo
Extrato de tomate 50 g
Vinho branco 100 g
Alecrim quanto baste
Manjerona quanto baste
Cravos-da-índia 8
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Cebolas brancas 1
Alho 2 dentes
Água 1 l
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a pasticciata fanese, primeiro pique a cebola e coloque-a em uma panela grande com o óleo 1 e o alho inteiro descascado 2. Deixe dourar em fogo moderado por alguns minutos, até que a cebola fique macia. Enquanto isso, pegue a carne e espete-a com os cravos-da-índia 3.

Tempere com a noz-moscada ralada 4, a pimenta 5 e o sal 6.

Coloque a carne na panela e deixe dourar de todos os lados, depois aromatize com as ervas 8 e regue com o vinho 9 deixando evaporar.

Enquanto isso, aqueça a água e dissolva o extrato de tomate 10, misture para incorporar bem e derrame diretamente na panela com a carne 12.

Tampe 13 e continue o cozimento por 90 minutos. Neste ponto, a carne estará pronta 14, retire-a da panela e corte-a em fatias uma vez fria 15.

Enquanto isso, continue cozinhando o molho por mais 30 minutos para que ele reduza 16, depois remova o alho 17. Sirva a pasticciata fanese acompanhada com o molho de cozimento 18.

Conservação

A pasticciata fanese se conserva na geladeira por 2-3 dias. Você pode congelá-la se usou ingredientes frescos.

Conselho

Nunca use o garfo para virar a carne durante o cozimento, caso contrário, ela perderá seus preciosos sucos que a mantêm macia.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.