Assado de vitela ao marsala

/5

APRESENTAÇÃO

Perfeito para o almoço de Natal, o assado de vitela ao Marsala é um grande clássico das festas: um prato principal elegante, aromático e surpreendentemente fácil de preparar.
A carne permanece muito macia graças ao cozimento lento e suave, enquanto o Marsala proporciona um molho rico, aveludado e de sabor envolvente, ideal para derramar sobre as fatias do assado.
É também o prato principal perfeito para quem gosta de se organizar com antecedência: você pode preparar o assado no dia anterior, conservá-lo adequadamente e aquecê-lo sem temer que seque. Na receita, revelamos todos os segredos para servir o assado de vitela ao marsala macio e suculento como se fosse feito na hora, assim você pode desfrutar de um almoço de Natal impecável... e sem estresse!

Aqui estão outras receitas para um Assado de vitela no forno com batatas:

O molho nunca é demais? Descubra como preparar um delicioso Molho para assado!

INGREDIENTES
Vitelo 1 ½ kg - (lombo)
Marsala 100 g - seco
Vinho branco 100 g
Alho 2 dentes
Sálvia 1 raminho
Alecrim 1 raminho
Manteiga 40 g
Amido de milho (maizena) 1 colherinha
Azeite virgem extra quanto baste
Água 5 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar o assado de vitela ao marsala, a primeira coisa a fazer é descascar e picar o alho junto com as folhas de sálvia e as agulhas de alecrim 1. Pegue o assado já amarrado, salgue-o 2, apimente-o e espalhe a mistura de ervas 3.

Massageie bem a carne com as mãos para temperá-la de todos os lados 4. Em uma caçarola, aqueça a manteiga 5 junto com um fio de óleo 6.

Quando a manteiga estiver derretida, coloque a carne na panela 7 e doure bem de todos os lados 8; isso levará de 5 a 10 minutos. Assim que a carne estiver bem dourada, transfira-a para uma assadeira e colete o fundo de cozimento em uma tigela 9. Eliminando a parte gordurosa, você obterá um molho mais leve.

Deglace o fundo com o marsala 10 e com o vinho branco 11. Deixe cozinhar por alguns minutos até que a parte alcoólica evapore 12.

Despeje o fundo de cozimento sobre a carne 13, cubra com papel alumínio 14 e cozinhe por uma hora e meia em forno estático pré-aquecido a 180º, ou até que a carne atinja uma temperatura interna de 70º-75º. Neste ponto, retire o assado do forno 15.

Transfira a carne para uma bandeja 16 e deixe descansar por 5 minutos, cobrindo-a com uma folha de papel alumínio. Coe o fundo de cozimento diretamente em uma panelinha. Em uma tigela à parte, coloque o amido de milho e a água 18.

Misture bem para dissolver o amido 19, adicione ao fundo de cozimento 20 e cozinhe por mais alguns minutos até que comece a ferver 21.

Você deve obter um molho mais espesso, mas ainda assim bastante líquido 22. Se pretende servir o assado imediatamente, retire o barbante da carne 23 e corte-a em fatias 24, depois sirva com o molho.

Se desejar servi-lo no dia seguinte, transfira as fatias do assado novamente para a assadeira e regue-as com o molho que você aqueceu para torná-lo líquido novamente 25. Cubra com uma folha de papel alumínio 26 e aqueça tudo em forno estático pré-aquecido a 180º por 15-20 minutos. Após esse tempo, basta servir o seu assado de vitela ao marsala, talvez acompanhado de Batatas assadas 27!

Conservação

O assado de vitela ao marsala já cozido pode ser conservado na geladeira por 2-3 dias. A melhor maneira de mantê-lo macio é separar a carne do molho, deixá-la esfriar completamente e depois guardá-la em um recipiente hermético.

Dessa forma, também é possível congelá-lo por 1-2 meses.

Conselho

Depois de massagear a carne com sal, pimenta e ervas, se você tiver tempo, pode deixá-la na geladeira por até 12 horas.

Escolha um marsala seco, não doce, e sempre combine-o com vinho branco. Um dará o aroma, o outro a acidez. Caso contrário, se não quiser usar álcool, pode usar caldo de carne e suco de laranja.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.