Pasticciotti

/5

APRESENTAÇÃO

Se você já passou pelas redondezas de Lecce, deve ter notado que o café da manhã típico não inclui o clássico brioche, mas sim um doce saboroso e perfumado, que deve ser comido rigorosamente quente: o pasticciotto!
Os pasticciotti são os símbolos da confeitaria salentina e são formados por uma camada crocante de massa e um recheio de creme de confeiteiro; a variante mais comum prevê que o recheio seja enriquecido com deliciosas amarene e nós as experimentamos em ambas as versões: deliciosos!
A receita tradicional prevê que a massa dos pasticciotti seja preparada com banha; em nossa receita, no entanto, usamos uma massa clássica com manteiga.
Os pasticciotti são doces perfumados que parecem conter todas as cores e o calor do sol salentino!

Para uma versão maior, experimente também o nosso Torta pasticciotto clássica

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa
Farinha tipo 00 500 g
Manteiga 250 g
Gemas 4
Fava de baunilha 1
Açúcar de confeiteiro 200 g
para o recheio
Farinha tipo 00 50 g
Leite 500 ml
Gemas 6
Fava de baunilha 1
Açúcar 150 g
Cerejas em calda quanto baste
para pincelar
Gemas 1
Creme de leite fresco líquido 3 colheres

Preparo

Para preparar os pasticciotti, comece fazendo o creme de confeiteiro (Creme de confeiteiro para a receita): aqueça o leite em fogo baixo com a vagem de baunilha aberta. Enquanto isso, bata bem as gemas com o açúcar 1 e adicione a farinha peneirada, depois adicione essa mistura ao leite 2 e mexa sempre em fogo baixo com um batedor. Deixe o creme engrossar e esfrie 3 na geladeira com um filme plástico em contato.

Enquanto isso, prepare a massa seguindo as instruções queMassa podre: coloque a farinha e a manteiga fria no processador 4 e misture até obter uma mistura com aparência de areia e farinhenta, que você transferirá para uma superfície de trabalho. Adicione o açúcar, as sementes da vagem de baunilha e as gemas 5 e amasse rapidamente até obter uma massa compacta e bastante elástica 6. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos meia hora.

Passado o tempo de descanso da massa, abra-a em uma superfície enfarinhada 7, com a ajuda de um rolo, para que tenha uma espessura de cerca de meio cm. Forre todas as forminhas, já untadas e enfarinhadas com a massa (8-9).

Coloque dentro de cada forminha 2 colheres de chá de creme 10 e, se desejar, uma amarena 11. Cubra a forminha com a massa restante e corte a massa excedente para que as bordas fiquem bem definidas 12.

Bata uma gema com algumas colheres de sopa de leite ou creme de leite e pincele a superfície dos pasticciotti 13. Coloque as forminhas em uma assadeira 14 e asse em forno já aquecido a 180° por 30 – 35 minutos. Quando os pasticciotti estiverem bem dourados 15, retire do forno, deixe esfriar e desfrute ainda quentes!

Conservação

Guarde os pasticciotti em um recipiente hermeticamente fechado na geladeira por 3 dias e deixe-os por cerca de uma hora em temperatura ambiente antes de comê-los, ou aqueça-os levemente.
Você pode congelar os pasticciotti crus, completos com creme e amarena, deixando-os em sua forminha e assando congelados no forno a 180° por 40 minutos. 

Conselho

Para os pasticciotti, se usam formas específicas ovais e com cerca de 3 cm de altura, mas se não as tiver, pode fazê-los no molde ondulado dos bocconotti ou em moldes redondos.
Se os pasticciotti incharem durante o cozimento, não se desespere: ao esfriar, o creme baixará e seus pasticciotti ficarão perfeitos novamente!

Curiosidade

Dizem que o pasticciotto nasceu em 1745 em Galatina, na província de Lecce, em uma confeitaria local por acaso, com a sobra de massa e de creme de confeiteiro. Quem o provou, quente e recém-saído do forno, se apaixonou, e a fama desses deliciosos doces se espalhou por toda a província.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.