Pesto alla siciliana

/5

APRESENTAÇÃO

Estão cansados do clássico pesto alla genovese e querem mudar a cor da sua massa? O pesto alla siciliana, então, é a variação ideal para vocês. A preparação desta versão se baseia nos frutos típicos da terra desta esplêndida região: tomates, ricota, pinhões e muito manjericão, que juntos criam um festival de cores e sabores.
Como todas as receitas regionais, porém, esta também possui inúmeras adaptações, ou seja, pequenas variações nos ingredientes básicos que refletem as tradições e os produtos típicos do território.
Por exemplo, o pesto alla trapanese é preparado com amêndoas descascadas, depois temos o pesto de tomates secos, aquele com pistache de Bronte ou aquele de couve. Enfim, cada um faz seu pesto com os ingredientes de que dispõe, a peculiaridade do pesto alla siciliana, no entanto, é justamente a ricota. O pesto alla siciliana é um condimento perfeito para todos os tipos de massa, mas ao combiná-lo com espaguete ou massa caseira conquistará vocês e seus convidados.
Além disso, sua preparação, além de ser totalmente crua, é também muito rápida, ideal para quem tem pressa mas quer surpreender e preparar um prato realmente delicioso e para quem não desiste de cozinhar mesmo quando o calor do verão não dá trégua. Só resta provar as cores e o sabor irresistível do pesto alla siciliana!
Descubra também a nossa massa fria, feita com este delicioso pesto!

INGREDIENTES
Tomates rama 500 g
Pinhões 50 g
Azeite virgem extra 150 ml
Alho 1 dente
Manjericão 1 ramalhete
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - para ralar
Ricota de vaca 150 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Modo de Preparo

Para preparar o pesto alla siciliana, comece lavando bem os tomates e dividindo-os ao meio. Uma vez divididos, remova a parte interna e esprema-os para eliminar as sementes e o suco em excesso 1. Em seguida, lave as folhas de manjericão sob água corrente 2 e, depois de escorrê-las, seque-as com um pano 3.

Neste ponto, coloque os tomates em um processador 4, adicione as folhas de manjericão lavadas e secas 5 e os pinhões 6.

Descasque um dente de alho, divida-o ao meio e adicione-o à mistura 7 junto com o parmesão ralado 8 e a ricota 9. Salgue e apimente a gosto.

Depois de adicionar todos os ingredientes, coloque o óleo 10 e ligue o processador em baixa velocidade para controlar o grau de cremosidade desejado. Você pode, de fato, decidir se quer um composto mais ou menos cremoso. Quando o pesto atingir a consistência correta, verifique se ainda precisa de sal e pimenta. Agora o pesto alla siciliana está pronto para enriquecer e colorir a sua massa 12!

Conservação

Se não consumir o pesto alla siciliana imediatamente, guarde-o em um recipiente (de preferência de vidro) bem coberto na geladeira por no máximo 2 dias.

Conselho

O pesto alla siciliana possui muitas variações, para experimentar um sabor diferente, você pode substituir os pinhões (completamente ou parcialmente) por amêndoas descascadas. Você pode fazer o pesto alla siciliana usando um mixer de imersão: o trabalho será mais longo, mas você obterá um efeito menos cremoso, com pedaços mais visíveis.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.