Bavette ao pesto
- Fácil
- 20 min
- Kcal 648
 
				O pesto de favas é uma receita típica da Ligúria, e em particular da região de Levante. O pesto de favas é também conhecido como Pestun de favas ou Marò. A preparação do pesto de favas tem origens antigas e muito humildes, remontando às famílias camponesas que preparavam o pestun de favas para dar sabor ao pão seco.
O pesto de favas é uma preparação simples, mas saborosa, típica da estação primaveril, pois as favas frescas, ingrediente principal desta receita, são encontradas apenas durante este período do ano. Com um sabor fresco e delicado, o pesto de favas é ótimo para temperar massas, ou servido como molho para acompanhar pratos principais à base de carnes assadas ou grelhadas. Se você não quiser abrir mão do sabor original e gostoso do pesto de favas mesmo no inverno, pode usar favas congeladas (já descascadas), deixá-las ferver por alguns minutos e depois proceder conforme descrito na receita.
 
										Para preparar o pesto de favas, comece pela limpeza delas, descasque-as e retire a pele externa mais dura (1-2); tenha o cuidado de retirar também a pelinha que as reveste 3.
 
										Coloque as favas no processador e adicione o dente de alho inteiro descascado 4, o queijo ralado 5, as folhas de hortelã 6
 
										e o azeite em fio 7. Ligue o processador e bata tudo intermitentemente, parando em intervalos regulares após alguns segundos (assim, não sobreaquece as lâminas), até obter uma mistura cremosa e homogênea 8; transfira o pesto de favas obtido para uma tigelinha 9 e, se não for usar imediatamente, pode cobri-lo com filme plástico ou com azeite de oliva extravirgem. Use-o para temperar pratos principais saborosos!