Piadina de grão-de-bico

/5

APRESENTAÇÃO

Um jantar com a piadina (com ou Piadina sem banha) é um verdadeiro salva-jantar! Mostramos uma versão light e adequada para todos: a piadina de grão-de-bico. Esta versão da Piadina romagnola feita em casa já é muito conhecida para preparar uma refeição rápida sem comprometer a dieta. A piadina de grão-de-bico é feita com 3 ingredientes: água, um pouco de óleo vegetal e farinha de grão-de-bico, um alimento muito nutritivo e sem glúten! É muito macia, fácil de fazer e pode ser recheada de várias maneiras: é perfeita para preparar uma refeição completa e saborosa. Solte a imaginação para rechear suas piadinas de grão-de-bico, com legumes frescos ou grelhados da estação, queijos cremosos, abacate e salmão ou deixando os convidados livres para rechear do seu jeito. Podem também ser servidas no lugar do pão para seus jantares com amigos!

Descubra também:

 

INGREDIENTES
Para 10 piadinas de grão-de-bico
Farinha de grão-de-bico 200 g
Água 355 g
Óleo de sementes 25 g
Sal fino 1 pitada

Preparação

Para preparar a piadina com farinha de grão-de-bico, peneire a farinha 1 2. Adicione uma pitada de sal e a água em temperatura ambiente 3.

Misture com um batedor manual para obter uma massa lisa 4. Em seguida, adicione o óleo vegetal 5 e misture novamente até ficar bem homogêneo. Você deve obter uma massa lisa e sem grumos, semelhante à de crepes. Aqueça em fogo baixo uma frigideira para crepes ou antiaderente com diâmetro de 20 cm e despeje uma colher de massa. Gire a frigideira para criar uma camada uniforme. A superfície deve engrossar e formar bolhas 6.

Vire a piadina com a ajuda de uma espátula 7 e continue cozinhando por mais alguns minutos do outro lado 8. Transfira então a piadina para um prato e continue desse modo até acabar a massa. À medida que as piadinas ficam prontas, sobreponha-as para que o calor residual as mantenha macias e fáceis de enrolar. Suas piadinas de grão-de-bico estão prontas para serem recheadas 9!

Conservação

As piadinas de grão-de-bico podem ser conservadas na geladeira por 1 ou 2 dias, em um recipiente hermético ou em um prato coberto com filme plástico.

É possível preparar a massa com antecedência e conservá-la na geladeira coberta com filme plástico, por no máximo um dia. Antes de proceder com o cozimento das piadinas, deixe a massa em temperatura ambiente por cerca de dez minutos.

Não se recomenda congelar.

Conselho

Você pode enriquecer a massa com ervas aromáticas picadas ou especiarias em pó: cúrcuma, curry ou páprica doce.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.