Piadina grossa romagnola

/5

APRESENTAÇÃO

Todos nós conhecemos a Piadina romagnola feita em casa, mas a piadina grossa romagnola? Outra versão tradicional, produzida apenas em algumas províncias. Ao contrário da receita clássica, esta variante inclui a adição de leite e fermento. Esses dois ingredientes servem justamente para obter uma consistência mais macia, portanto, uma espessura maior. Para torná-la saborosa e perfumada, escolhemos usar tanto a manteiga quanto a banha, mas se preferir, você pode usar apenas um dos dois gorduras substituindo o outro na mesma quantidade, ou experimentar a piadina sem banha. A piadina grossa romagnola pode ser recheada de várias formas, desde as mais clássicas como presunto, rúcula e squacquerone até as mais particulares!

Aqui estão algumas ideias para se inspirar:

  • Piadina tirolesa
  • Piadina com legumes gratinados
  • Piadina com presunto e scamorza
  • Piadina com linguiça e batatas
INGREDIENTES
Ingredientes para 5 piadinas grossas romagnolas
Farinha tipo 00 500 g
Leite inteiro 200 g
Água 60 g
Banha 70 g
Manteiga 40 g - macio
Bicarbonato de sódio ½ colherinha
Sal fino 1 colherinha
Levedura instantânea para preparações salgadas 10 g
Açúcar mascavo 1 colherinha

Preparação

Para preparar a piadina grossa romagnola, em uma tigela, coloque a farinha 00, o fermento instantâneo 1, o bicarbonato 2 e o açúcar mascavo 3.

Adicione também o sal 4 e misture os ingredientes secos com uma colher 5. Coloque também a banha 6.

Adicione a manteiga em temperatura ambiente 7, o leite 8 e a água 9.

Misture primeiro com a colher para incorporar os ingredientes 10 e, assim que todos os líquidos estiverem bem absorvidos 11, transfira a massa para uma superfície de trabalho e amasse com as mãos 12.

Você deve obter uma massa lisa e homogênea 13. Embrulhe-a em filme plástico 14 e deixe-a descansar na geladeira por pelo menos 10 minutos. Pegue a massa novamente e forme um cilindro 15.

Divida a massa em 5 partes iguais 16 e forme bolas 17. Usando um rolo e um pouco de farinha, abra uma das bolas 18.

Você deve obter uma espessura de 5-6 mm 19. Aqueça bem uma chapa antiaderente e coloque a piadina 20. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e meio, furando a superfície com os dentes de um garfo para não inchar 21.

Vire a piadina e cozinhe por mais 2 minutos e meio 22. Enquanto isso, abra a próxima bola e continue assim até terminar a massa. À medida que as piadinas estiverem prontas, você pode empilhá-las 23 24. As piadinas grossas estão prontas para serem recheadas ou para enriquecer a cesta de pão!

Conservação

As piadinas podem ser conservadas na geladeira, em um recipiente hermético, por cerca de 2 dias. Podem ser congeladas uma vez cozidas e frias.

Conselho

Você pode substituir a manteiga e a banha por 90 g de azeite de oliva extravirgem.

O leite também pode ser substituído pela mesma quantidade de água.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.