Piadina sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

A Piadina romagnola feita em casa é uma instituição: doce, sem banha ou com Piadina de trigo sarraceno com tiras de frango e chips assados, de piadinas temos para todos os gostos. Adicionamos ao livro de receitas também a piadina sem glúten, feita com uma mistura de farinhas sem glúten que garantirá o mesmo resultado saboroso, pronta para rechear como preferir: speck e scamorza, presunto cozido, brie e presunto cru ou tomatinhos e mussarela! Fazer a massa é muito simples, a piadina sem glúten é perfeita também para enriquecer a cesta de pães, sempre sem glúten, claro!

Venha descobrir outros street foods italianos e não

INGREDIENTES
para 6 piadinas
Mix de farinhas sem glúten 400 g - (mistura universal)
Água 200 g
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino 7 g
Bicarbonato de sódio 3 g

Preparação

Para preparar sua piadina, comece misturando em uma tigela o mix sem glúten, o sal 1 e o bicarbonato 2. Faça com uma colher uma pequena cavidade no centro e adicione toda a água 3.

Adicione também o óleo 4 e misture tudo inicialmente com a colher 5, para que os líquidos sejam absorvidos 6.

Transfira a mistura para a bancada e continue amassando com as mãos 7 por alguns minutos até ficar lisa e homogênea 8. Deixe a massa descansar na geladeira por 20 minutos envolta em filme plástico 9.

Após o tempo necessário, retire a massa da geladeira e coloque-a em uma superfície levemente enfarinhada. Corte a massa em 4 partes com um raspador de massa 10 e abra uma parte com um rolo de massa até a espessura de 2 mm 11. Agora, corte a massa com um cortador com diâmetro de 20 cm 12 para obter um disco.

A piadina está pronta para cozinhar 13. Coloque uma frigideira antiaderente no fogo médio e deixe aquecer por alguns minutos. Agora, coloque sua piadina na frigideira e cozinhe-a girando com a mão 14 para que não formem bolhas. Quando estiver cozida de um lado (isso levará alguns minutos), você pode virá-la e repetir o procedimento 15.

Uma vez cozida, transfira a piadina para um prato 17. Continue assim com o restante dos pedaços de massa. Amasse também as sobras para obter mais duas piadinas. Uma vez cozidas todas as piadinas sem glúten 18, você poderá recheá-las como preferir!

Conservação

As piadinas sem glúten podem ser conservadas na geladeira cobertas com filme plástico por 2/3 dias.

Podem ser congeladas uma vez cozidas e esfriadas.

Conselho

Se você não tiver um cortador de 20 cm de diâmetro, pode usar uma tigela ou prato do mesmo diâmetro para obter o formato.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.