Massa e batatas

/5

APRESENTAÇÃO

Se você ama sabores genuínos e pratos caseiros, ou para ser mais moderno, se você é fã do comfort food, a massa e batatas não pode faltar no seu livro de receitas! Como muitos pratos simples da tradição, a massa e batatas se presta a infinitas variações e é frequentemente enriquecida com outros ingredientes como bacon, queijo, ervilhas ou até mesmo frutos do mar: até mesmo a Campânia conhece sua variante especial conhecida como massa e batatas à napolitana. Nós optamos por uma versão simples que exalta plenamente os dois protagonistas desse prato já substancioso: a massa e as batatas, ambas ricas em amido, formam uma cremosidade aveludada que liga maravilhosamente os poucos elementos no prato... a esse ponto, basta adicionar alguns aromas e um fio de azeite cru e está pronto!

Descubra outras variações apetitosas sobre o tema:

INGREDIENTES
Tubo Rigate 250 g
Batatas 700 g - a massa amarela
Tomilho quanto baste
Azeite virgem extra 30 g -
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Chalota 40 g
Alecrim quanto baste

Preparação

Para preparar a massa e batatas, antes de tudo descasque as batatas 1, depois lave-as e seque-as cuidadosamente com um pano de prato limpo 2 e corte-as em cubos 3.

Limpe a chalota e pique-a finamente 4, depois pique também o alecrim 5. Coloque uma panela com bastante água para ferver, adicione sal quando começar a ferver, que servirá para cozinhar a massa e para diluir o molho. Aqueça o azeite de oliva extravirgem em uma panela, adicione a chalota 6

e o alecrim picado 7 e deixe dourar por alguns minutos, tomando cuidado para não queimar. Agora adicione as batatas em cubos 8 e cozinhe mexendo frequentemente 9

e adicionando uma concha de água fervente de cada vez quando necessário 10; levará cerca de 20 minutos. Quando as batatas estiverem quase cozidas, ajuste o sal e a pimenta. Enquanto isso, a água para cozinhar a massa deverá ter chegado à fervura, então cozinhe-a 11, depois escorra-a al dente diretamente na panela com as batatas 12,

misture bem 13 e termine o cozimento adicionando um pouco de água de cozimento da massa, se necessário: ao unir massa e batatas na mesma panela se criará uma deliciosa cremosidade graças ao amido liberado pela massa e pelas batatas. Por último, adicione algumas folhinhas de tomilho e pimenta a gosto, desligue o fogo e tempere com um fio de azeite extravirgem cru 14. Sua massa e batatas está pronta para ser degustada ainda quente 15!

Conservação

Você pode conservar a massa e batatas na geladeira por no máximo um dia, em um recipiente hermético. Não é aconselhável congelar.

Conselho

De acordo com seu gosto, você pode escolher se deseja que a massa e batatas fique seca ou mais caldosa, adicionando mais ou menos água de cozimento durante a preparação.

Curiosidades

Como é bem conhecido, as batatas eram desconhecidas na Europa até a descoberta das Américas. O que talvez nem todos saibam é que, mesmo após serem importadas para o Velho Mundo, as batatas não entraram imediatamente na dieta dos europeus por serem consideradas até mesmo venenosas. Foi Luís XVI, rei da França de 1774 a 1792, quem liberou o uso deste tubérculo graças a um engenhoso estratagema: ele ordenou que seus guardas vigiassem um misterioso campo cultivado, despertando assim a curiosidade dos camponeses; estes, convencidos de que ali se encontrava um ingrediente refinado destinado à corte, invadiram o campo à noite e se depararam... com um punhado de batatas! Desde então, a batata se tornou um elemento fundamental da nossa alimentação graças ao seu alto teor de carboidratos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.