Pizza de frigideira

/5

APRESENTAÇÃO

Que vida seria sem a Massa de pizza? Na forma ou na frigideira, simples ou com ingredientes deliciosos... cada um tem a sua favorita, mas esta iguaria é indispensável na mesa dos italianos! Hoje vamos surpreendê-los com uma variante alternativa, que prevê um cozimento na frigideira em vez do forno. O resultado é uma versão crocante e deliciosa deste Pizza Margherita. O contato mais direto com o calor por baixo permite que a pizza na frigideira cresça perfeitamente por dentro, desenvolvendo uma crostinha irresistivelmente crocante! Venham descobrir a receita perfeita da pizza na frigideira e, se este método de cozimento alternativo lhes despertar o interesse, experimentem outras deliciosas receitas de fermentados sem forno:

INGREDIENTES

Farinha tipo 00 250 g - (força = 260 W)
Sêmola 250 g
Água 380 g
Azeite virgem extra 3 colheres
Fermento biológico seco 2 g
Sal fino 8 g
para o recheio
Passata de tomate 500 ml
Mussarela para pizza 300 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar a receita de pizza na frigideira, primeiro dissolva o fermento biológico seco em um pouco de água retirada da quantidade total 1. Despeje as farinhas em uma tigela grande, adicione o sal 2 e misture. Despeje também o óleo 3.

Agora, junte a água na qual você dissolveu o fermento 4 e a restante água aos poucos 5, enquanto trabalha a massa até que toda a farinha esteja incorporada 6.

Cubra com um pano de prato 7 e deixe descansar por 15 minutos, depois trabalhe delicadamente a massa sobre uma superfície enfarinhada por alguns minutos 8. Unte uma tigela com óleo 9.

 

Coloque a massa dentro dela 10, cubra e deixe levedar por 2 horas 11. Após esse tempo, descubra a massa e dê uma volta de dobras na tigela 12, puxando a parte inferior da massa para cima dos seus 4 lados, depois cubra novamente.

Depois de mais 2 horas 13, repita esse movimento 14 e deixe levedar por mais 2 horas na tigela 15.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada 16 e divida em 4 partes 17. Arredonde os pedaços de massa com as mãos fazendo uma espécie de boleamento 18.

Deixe descansar por mais 30 minutos sem cobrir 19. Corte a mussarela em cubos 20. Corte 4 folhas de papel manteiga para colocar em uma frigideira de cerca de 24 cm onde você cozinhará a pizza 21.

Estenda cada pedaço de massa sobre um papel muito delicadamente 22, usando apenas as pontas dos dedos e deixando a borda mais espessa do que o centro. Coloque a frigideira para aquecer. Transfira a primeira pizza com todo o papel manteiga para dentro da frigideira 23. Cubra com a tampa 24 e abaixe o fogo para evitar que a pizza queime.

Depois de alguns minutos, deslize delicadamente o papel manteiga da frigideira 25. Cozinhe por 10 minutos em fogo médio-baixo, depois vire a pizza e cubra novamente 26. Cozinhe por 5 minutos para colorir a superfície. Vire novamente a pizza 27.

 

Tempere a superfície: coloque o molho de tomate 28, a mussarela em cubos 29 e tempere com uma pitada de sal e orégano 30.

Cubra novamente 31 e cozinhe por mais 5 minutos. Ao término do cozimento 32, deslize delicadamente a pizza da frigideira. Repita o processo para todas as pizzas e aproveite: bom apetite 33!

Conservação

Recomendamos saborear a pizza na frigideira logo após o cozimento.

Conselho

Propusemos a pizza marguerita, mas sintam-se à vontade para enriquecer o recheio como desejarem!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.