Falsa pizza de couve-flor

/5

APRESENTAÇÃO

A falsa pizza de couve-flor é um prato único delicioso e original, perfeito para quem quer trazer à mesa uma alternativa criativa ao clássico Massa de pizza. Nesta variante, a base é feita com couve-flor, que é triturada crua e posteriormente enriquecida com poucos e simples ingredientes que formam uma mistura saborosa com uma consistência compacta. O cozimento cuidadoso garante que a base permaneça seca, crocante nas bordas e macia no centro, pronta para suportar um recheio rico e saboroso. Nos inspiramos na Pizza Margherita e escolhemos tomate, muçarela e manjericão, com a adição de azeitonas, mas você pode variar como quiser, personalizando esta receita de acordo com seu gosto! Perfeita para uma refeição leve, a falsa pizza de couve-flor também pode ser servida como prato principal para um jantar vegetariano.

Se você está procurando outras variantes de pizza falsa, experimente também:

INGREDIENTES

para a base (para uma forma de 32 cm de diâmetro)
Couve-flor 300 g - (já limpo)
Farinha tipo 00 70 g
Ovos 2
Azeite virgem extra 20 g
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para temperar
Passata de tomate 180 g
Mozzarella 125 g - em bastões
Azeitonas Taggiasca 1 colher
Alho 1 dente - pochê
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal 1 pitada
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a falsa pizza de couve-flor, primeiro retire as folhas e o talo da couve-flor, depois corte grosseiramente os floretes 1. Transfira-os para um processador de alimentos 2 e triture até obter uma textura semelhante ao cuscuz; despeje tudo em uma tigela 3.

Adicione o óleo 4, o sal 5, a pimenta e os ovos 6.

Misture os ingredientes 7, depois adicione a farinha 8 e misture novamente 9.

Amoleça o papel manteiga e forre uma forma de 30 cm de diâmetro 10. Despeje a mistura na forma e nivele com uma espátula 11 até obter uma espessura uniforme 12. Asse em forno estático, em contato direto com o fundo do forno, a 200°C por 10 minutos. Depois, mova a forma para a prateleira do meio e continue a assar por mais 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela, coloque o óleo, adicione o alho com casca e refogue por alguns minutos. Adicione o purê de tomate 13, um pouco de água e ajuste o sal 14. Misture, depois cubra com uma tampa 15 e cozinhe em fogo baixo por 20-25 minutos.

Retire a base da pizza do forno e deslize-a, junto com o papel manteiga, para uma assadeira 16; dessa forma, ela não ficará mole devido à umidade. Distribua o molho 17 e a muçarela em tiras 18 sobre a superfície.

Adicione também as azeitonas 19, o manjericão 20 e uma pitada de pimenta. Asse no forno por mais 5 minutos, se necessário, prolongue o cozimento no modo grill por mais 2 minutos. Depois de retirar do forno, deixe descansar por alguns minutos. Sua falsa pizza de couve-flor está pronta para ser saboreada 21!

Conservação

É aconselhável consumir imediatamente a falsa pizza de couve-flor; se necessário, você pode armazená-la na geladeira por 1-2 dias. Para saboreá-la da melhor forma, recomenda-se aquecê-la no forno ou na frigideira para recuperar a crocância.

Conselho

A falsa pizza de couve-flor é uma base versátil que combina com muitos recheios diferentes: experimente, por exemplo, com quatro queijos, ou com pesto, abobrinha grelhada e pinhões ou ainda com um creme de queijos cremosos, salmão defumado e rúcula!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.