Pizza de tabuleiro com fermento natural

/5

APRESENTAÇÃO

Vontade de Massa de pizza? Existem várias maneiras de prepará-la, uma é a pizza de tabuleiro com fermento natural. Uma Pizza de longa fermentação feita com fermento natural líquido, para um resultado incrível: uma pizza de tabuleiro alta e macia, exatamente como as melhores rotisserias! A base crocante e o interior macio estarão prontos para receber sua cobertura favorita: mostramos como fazer a versão mais clássica, aquela que sempre agrada, a Pizza Margherita! Mas seguindo nossos passos, você pode personalizar sua pizza com os ingredientes que mais ama e, por que não, tentar também uma versão branca! A pizza de tabuleiro, graças à adição do fermento natural, ficará aromática e manterá sua maciez por muito tempo. Saboreie-a assim que sair do forno ou mesmo fria, será deliciosa de qualquer jeito!

E vocês que são "amantes de pizza" como nós, experimentem também:

INGREDIENTES

Levedura mãe líquida 120 g - (refrescado por 4-5 horas)
Farinha tipo 0 500 g
Água 200 g - (em temperatura ambiente)
Mel 1 colherinha
Leite inteiro 100 g
Sal fino 20 g
para cobrir
Passata de tomate 350 g
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Mussarela para pizza 300 g

Preparação

Para preparar a pizza de tabuleiro com fermento natural líquido, a primeira coisa é, na tigela de uma batedeira equipada com gancho, colocar a farinha, a água em temperatura ambiente 1, o leite (se estiver frio ou morno não mudará) 2, e depois o fermento natural líquido 3.

Adicione o mel 4. Trabalhe todos os ingredientes até que a massa fique lisa e elástica, depois adicione o sal e trabalhe até que esteja completamente envolvida no gancho 6, bem ligada.

Transfira a massa para uma tigela e faça a primeira rodada de dobras da seguinte maneira: imagine dividir idealmente a massa em 4 partes, você deve levantar uma aba de massa de cada vez 8 e levá-la ao centro, girando a tigela ficará mais fácil 9.

Após 10 minutos, faça outra rodada de dobras na massa como fez antes: levante uma aba de massa 10 e leve-a ao centro 11. Gire a tigela e faça isso mais 3 vezes. Deixe descansar 10 minutos e repita esta operação para mais uma rodada de dobras. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira por 12 horas. Após esse tempo, retire a massa 12 e deixe-a em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.

Depois, transfira delicadamente a massa para uma assadeira de 30x40 cm previamente forrada com papel manteiga e untada com óleo 13. Estique delicadamente a massa com as mãos sem pressionar, mas levantando as abas 14, de modo a cobrir quase toda a superfície da assadeira. Cubra com filme plástico 15 e deixe fermentar na geladeira por 12 horas.

Após as 12 horas, tempere o purê de tomate com sal e óleo 16. Quando a pizza estiver bem fermentada e tiver atingido a borda da assadeira, retire-a da geladeira e remova delicadamente o filme plástico 17. Espalhe o purê de tomate sobre a pizza, sem sujar as bordas externas 18.

Asse a pizza em forno estático pré-aquecido a 200° no nível mais baixo por 25 minutos. Enquanto isso, corte a muçarela em cubos. Após o tempo de cozimento, retire a pizza do forno 19, cubra-a com a muçarela em cubos 20 e asse por mais 10-15 minutos ainda a 200°. Retire a pizza do forno 21 e sirva quente, ou transfira para uma grade, assim a base ficará crocante.

Conservação

A pizza de tabuleiro com fermento natural pode ser conservada por 1 dia à temperatura ambiente. Alternativamente, é possível congelá-la após o cozimento.

Conselho

Adicione ao purê de tomate orégano fresco, alho ou manjericão.

Tempere a pizza de tabuleiro conforme sua imaginação!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.