Pizza sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Acha que uma pizza sem glúten não pode ser deliciosa e saborosa como a tradicional? Com a nossa receita, você certamente mudará de ideia! Uma pizza de tabuleiro alta e macia assada no forno e coberta como uma simples margherita, que você pode personalizar com seus ingredientes favoritos, inspirando-se nas receitas clássicas como a pizza à diavola ou a pizza caprichosa. A massa de alta hidratação não desenvolve a rede de glúten, por isso é aconselhável usar uma batedeira para manuseá-la mais facilmente. A dupla fermentação e o cozimento em duas etapas farão o resto! Está ficando com água na boca só de olhar? Então, mãos à obra, a pizza sem glúten merece ser experimentada imediatamente!

Experimente também estas receitas de pães sem glúten:

  • Focaccia sem glúten com ervas aromáticas
  • Focaccinas sem glúten
  • Focaccia sem glúten

 

INGREDIENTES

Para a massa (para uma assadeira de 30x40 cm)
Mix de farinhas sem glúten 700 g
Água 650 g
Azeite virgem extra 30 g
Levedura de cerveja seca sem glúten 15 g
Açúcar 15 g
Sal fino 12 g
para cobrir
Tomates pelados 400 g
Mussarela para pizza 300 g
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino 1 colherinha
para untar
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar a pizza sem glúten, primeiro coloque na tigela de uma batedeira o mix universal de farinhas sem glúten, a água 1, o fermento seco 2, o sal e o açúcar 3.

Adicione também o óleo 4 e encaixe o batedor de folha 5. Trabalhe com a batedeira por 2 minutos, ou até que os ingredientes estejam misturados, depois substitua o batedor de folha pelo gancho 6 e ligue a batedeira em velocidade média por mais 2 minutos.

A massa não vai se ligar devido à ausência da rede de glúten, mas deve se tornar uniforme 7. Com a ajuda de uma espátula molhada, retire a massa e transfira para uma tigela untada 8, cubra com filme plástico e deixe levedar no forno desligado com a luz acesa por 3 horas ou até dobrar de tamanho 9.

Após o tempo de levedura 10, vire a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga. Unte as mãos com um pouco de óleo 11 e estenda a massa delicadamente até cobrir toda a superfície da assadeira; tome cuidado para não aplicar muita força, senão rasgará 12. Deixe levedar por 45 minutos, sempre no forno desligado com a luz acesa.

Enquanto isso, prepare a cobertura: esmague os tomates pelados com as mãos 13, depois tempere com sal 14 e 30 g de óleo 15.

Após os 45 minutos, distribua a cobertura sobre a superfície da pizza 16. Asse em forno estático pré-aquecido a 220° por 20 minutos, na prateleira inferior 17. Quando estiver assada, retire do forno e transfira a pizza para a grade do forno, sem o papel manteiga. Polvilhe a mussarela sobre o tomate 18.

Adicione as folhas de manjericão 19 e coloque novamente no forno por 7 minutos na função grill em potência máxima, posicionando a grelha na parte médio-alta do forno. Retire do forno 20 e saboreie sua pizza sem glúten cortada em pedaços 21!

Conservação

A pizza sem glúten pode ser conservada na geladeira por 1-2 dias.

Você pode congelá-la depois de assada e resfriada, já cortada em pedaços.

Dica

Para esta receita, recomenda-se o uso da batedeira, pois a massa sem glúten é muito hidratada e trabalhar à mão pode ser complicado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.