Plumcake com chá matcha

/5

APRESENTAÇÃO

Se você é apaixonado pelo Japão e seus antigos rituais ou se está sempre atualizado com as últimas tendências culinárias, certamente já ouviu falar do prodigioso chá matcha e de suas inúmeras qualidades. O chá matcha, ou chá verde japonês, é um ingrediente muito valioso e versátil; também nos deixamos encantar pelo fascínio exótico deste ingrediente excepcional e decidimos preparar um macio plumcake com chá matcha. O chá matcha se apresenta como um pó finíssimo de cor verde viva e pode ser facilmente utilizado para preparar tanto receitas doces, como os biscoitos de chá matcha, quanto salgadas. Hoje decidimos dar tons verdes brilhantes e decididos a esses macios plumcakes: doces suaves e saborosos que surpreenderão não apenas pela cor incomum, mas também pelo intenso aroma e sabor delicado. Graças à elevada concentração de antioxidantes e vitaminas presente no chá matcha, esses plumcakes serão perfeitos para um café da manhã energizante ou um lanche nutritivo! Nesta receita, optamos por mini porções que escondem um lindo efeito mesclado no interior: a elegância da apresentação e o leve retrogosto herbáceo, típico do chá verde, tornam os plumcakes de chá matcha adequados até mesmo para os paladares mais exigentes e refinados!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 plumcakes (para formas de 9,5x6,5x4 cm)
Manteiga 120 g - à temperatura ambiente
Açúcar 120 g -
Farinha tipo 00 100 g -
Chá verde matchá 20 g
Ovos 110 g - (2 médias)
Fermento em pó para bolos 8 g -
Para untar e enfarinhar as formas
Manteiga 10 g
Farinha tipo 00 20 g -

Preparo

Para preparar o plumcake com chá matcha, coloque a manteiga amolecida em temperatura ambiente e o açúcar em uma tigela grande 1 e bata com uma batedeira elétrica em velocidade média-baixa até que a mistura fique cremosa 2; neste caso, não é recomendável usar a batedeira planetária porque o volume dos ingredientes é muito pequeno. Adicione os ovos à tigela um de cada vez enquanto as batedeiras estão em funcionamento, deixando tempo para o primeiro ovo ser completamente absorvido pela mistura antes de adicionar o próximo 3;

no final, a mistura deve resultar clara e espumosa 4. Peneire a farinha junto com o fermento em uma tigela separada 5, depois adicione gradualmente os pós à mistura, uma colher de cada vez, continuando a bater 6.

Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados, divida a massa em 2 porções de 300 g uma e 150 g outra em 2 tigelas distintas 7. Agora, em uma tigelinha separada, peneire o pó de chá matcha com uma peneira de malha fina 8 e adicione à tigela com a massa de 300 g 9.

Trabalhe essa massa com a batedeira elétrica 10 para que o chá matcha seja completamente absorvido e incorporado, até obter uma coloração verde uniforme 11. Transfira a massa branca e a verde para dois sacos de confeitar descartáveis distintos 12.

Unte e enfarinhe 4 forminhas de plumcake com dimensões de 9,5 x 6,5 x 4 cm 13. Pegue os dois sacos de confeitar, corte a ponta e esprema tufos dentro de uma forminha para criar uma camada de cor verde 14 e uma branca 15;

faça uma última camada com tufos de massa verde: não é necessário preencher as forminhas de forma uniforme porque durante o cozimento os tufos de massa se expandirão e se unirão, criando um efeito marmorizado 16. Proceda desta forma para todas as 4 forminhas. Asse os plumcakes em forno estático pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Decorrido o tempo de cozimento, verifique com um palito se o interior dos mini-plumcakes está assado, depois retire-os do forno e deixe esfriar nas forminhas 17; uma vez esfriados, você poderá desenformá-los (para soltá-los mais facilmente, você pode usar a lâmina de uma faca ao longo de todo o perímetro da forminha). Seus plumcakes de chá matcha estão prontos para ser servidos 18!

Conservação

O plumcake com chá matcha pode ser conservado fora da geladeira, sob uma cúpula de vidro, por um máximo de 2 dias.

Você pode congelar os plumcakes uma vez assados, se tiver usado ingredientes frescos, não descongelados.

Dica

Pode parecer óbvio, mas o plumcake com chá matcha é perfeito acompanhado de uma boa xícara de chá! Se desejar, você pode aromatizar a massa adicionando uma vagem de baunilha ou casca de limão ou de lima. Se, ao contrário, preferir evitar o efeito marmorizado para obter um plumcake de cor uniforme, basta aumentar a dose de chá matcha em 10 g e fazer uma massa única!

Curiosidade

A típica coloração do chá matcha é obtida graças a um método particular de cultivo das plantas de chá que são cultivadas na penumbra: de fato, também é chamado de "chá de sombra". Desta forma, as folhas produzem uma quantidade maior de clorofila e adquirem sua característica cor verde viva, além de um aroma ainda mais intenso. O chá verde é geralmente rico em antioxidantes, mas talvez você não saiba que a quantidade fornecida por uma xícara de chá matcha é cerca de 137 vezes maior do que outros tipos de chá!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.