Polvinhos ao molho

/5

APRESENTAÇÃO

Era uma vez, no Borgo Santa Lucia de Nápoles, um grupo de pescadores que criou um prato destinado a permanecer na história da culinária campana: os purpetielli affugati. No resto da Itália, eles são conhecidos como polvinhos afogados e são a versão "mini" do polvo à luciana, uma iguaria muito simples, mas ao mesmo tempo saborosa e suculenta. Os polvinhos afogados, literalmente deixados "afogar" no molho de tomate, são perfeitos para serem servidos com crostinis de pão para uma entrada rica, mas também como molho para uma massa que vai te fazer lamber os lábios, como na receita de espaguete à luciana. Nós apresentamos a nossa versão deste prato saboroso e perfumado... a vocês e aos seus convidados, o veredito final!

Descubra também a nossa receita de lulas em guazzetto!

INGREDIENTES
Polvo 1 kg - (já limpo)
Tomates pelados 800 g
Pimenta quanto baste - seco
Alho 1 dente
Salsa 1 punhado
Vinho branco 50 g
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os polvinhos afogados, comece pelos polvinhos: se tiver polvinhos já limpos, enxágue-os bem em água corrente (1-2). Caso contrário, você pode seguir as instruções do nosso guia sobre como limpar o polvo. Uma vez que os polvinhos estejam prontos para serem cozidos, coloque o alho descascado em uma panela grande, junto com o óleo e a pimenta seca 3.

Aqueça bem por 1-2 minutos, inclinando a panela para que o óleo possa absorver bem o sabor do alho e da pimenta 4, mas tomando cuidado para não queimá-los. Neste ponto, adicione os polvinhos 5 e deixe-os dourar por 2-3 minutos em fogo alto, virando-os ocasionalmente com a ajuda de uma pinça 6.

Despeje o vinho branco 7 e, ainda com uma pinça, vire os polvinhos deixando-os cozinhar por mais alguns minutos. Adicione os tomates pelados 8 e os ramos de salsa 9, depois tempere com sal e pimenta.

Cubra a panela com uma tampa 10 e deixe cozinhar em fogo baixo por 30-40 minutos, dependendo do tamanho dos polvinhos. Para verificar o cozimento, faça o teste espetando-os com um garfo: se estiverem macios, significa que estão no ponto. Retire o alho, sempre usando uma pinça de cozinha 11; os polvinhos afogados estão prontos para serem servidos 12!

Conservação

Os polvinhos afogados podem ser conservados na geladeira por 1-2 dias. Podem também ser congelados, mas apenas se você utilizou polvinhos frescos e não descongelados.

Dica

Se preferir um sabor mais intenso, você pode usar pimenta fresca em vez de seca e substituir os pelados por tomates cereja em lata. Para esta preparação, não é recomendado o uso de tomates frescos.

Três detalhes a verificar para reconhecer o verdadeiro polvinho: deve ter duas fileiras de ventosas nos tentáculos, deve ter uma coloração intensa, entre marrom e rosado até laranja, deve ser de tamanho médio-pequeno, com peso em torno de 100 gramas. As lulas, por outro lado, têm apenas uma fileira de ventosas... cozinhe-as na variante de lulas à luciana!

Curiosidade

O segredo para saborear esses deliciosos polvinhos afogados vem de um antigo ditado napolitano: "'O purpo se coce dint'all'acqua soja". De fato, o polvo libera os líquidos que o tornam saboroso durante o cozimento. Mas não é só um conselho culinário: esse provérbio também é adequado para descrever uma pessoa teimosa que não aceita conselhos e que aprende, muitas vezes, errando por conta própria.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.