Lasanha vegetariana cupcake
- Médio
- 1 h 10 min
- Kcal 159
A raclette é uma receita típica da região do cantão Valais, feita com o queijo suíço homônimo geralmente acompanhado de batatas assadas, legumes à escolha e frios variados. Este queijo particular é produzido hoje também na França, Canadá e Austrália.
As origens da raclette são muito antigas: já alguns escritos medievais a mencionavam como uma refeição saborosa e nutritiva, consumida pelos habitantes das montanhas suíças.
Segundo a história, a Raclette acompanhava os pastores durante o período da transumância: eles costumavam levar consigo formas deste queijo, cortadas ao meio, das quais faziam derreter no fogo a superfície interna, raspada depois com uma faca e espalhada em fatias de pão (o termo “raclette”, de fato, deriva da palavra francesa “racler” que significa “raspar”).
Existem várias receitas para a preparação da raclette que preveem diferentes combinações com este queijo, desde carne até legumes. Para fazer a raclette é necessário ter disponível uma máquina de raclette, com a qual é possível derreter o queijo diretamente na mesa: de fato, para cada comensal é prevista uma “pazinha” sobre a qual se coloca as fatias de queijo.
Se não se possui essa máquina específica, é possível usar uma chapa comum: derrete-se a Raclette na cozinha e serve-se imediatamente, pois este queijo tende rapidamente a endurecer e esfriar.
A raclette é um prato para ser compartilhado, com amigos e parentes, para um jantar de preparo rápido, mas certamente original e saboroso!
Para preparar a raclette, comece limpando bem as batatas (use batatas mais ou menos do mesmo tamanho para um melhor cozimento) e embrulhando-as em papel alumínio; as batatas assim preparadas serão assadas em forno pré-aquecido a 200° por 45-50 minutos 1. Enquanto isso, prepare os espetinhos de legumes: lave e seque bem os pimentões, divida-os ao meio, remova o talo e as sementes internas, depois corte em pedaços de cerca de 1 cm 2. Limpe e lave também as abobrinhas, remova as extremidades e corte em fatias bem finas usando um mandolim ou um descascador 3.
Para montar os espetinhos de legumes, espete em um palito de madeira um pedaço de pimentão e uma fatia de abobrinha, dobrada como mostra a foto 4: continue assim, alternando os legumes, até preencher cada palito. Agora passe para os espetinhos de carne: pegue o frango e corte em tiras 5, corte o bacon em fatias 6 e
espete as duas carnes de forma alternada em um palito de madeira, para formar o espetinho 7. Continue assim até terminar os ingredientes. Limpe, lave e corte os cogumelos champignon em fatias 8 e corte também o pão em fatias 9, depois reserve.
Prepare pratinhos com os frios, que você colocará no centro da mesa, com as fatias de salame, as fatias de presunto cozido e as fatias de presunto cru, depois decore com alguns pepinos em conserva 10. Neste ponto, as batatas devem estar cozidas: retire do forno, abra o embrulho e corte ao meio no sentido do comprimento, depois coloque em um prato de servir 11 (se desejar, você pode temperar com uma pitada de sal e um fio de azeite extravirgem de oliva). Tudo está pronto para a raclette: leve à mesa os pratos de frios, as batatas assadas e a máquina de raclette! Ligue a máquina e use a chapa superior para cozinhar os espetinhos, alguns de cada vez 12,
grelhar os cogumelos champignon e aquecer as fatias de pão 13. Coloque em cada uma das “pazinhas” duas fatias de queijo Raclette 14 e posicione na parte inferior, para derreter o queijo 15. Quando o queijo tiver derretido e os espetinhos estiverem cozidos, você pode consumir estes mergulhando no Raclette quente... bom apetite!