Ragù de seitan

/5

APRESENTAÇÃO

Do francês ragoût, de ragoûter, ou seja, "despertar o apetite", o ragù é realmente uma das preparações mais suculentas da nossa tradição culinária. O bom refogado de temperos, o longo e suave cozimento que enche a casa de aromas de outros tempos; as lasanhas, o talharim de domingo... são sensações que imediatamente lembram o lar. Mas se lhe disséssemos que é possível preparar um bom ragù também sem carne? Não faça essa cara: não estamos falando de um insosso substituto do prato das suas lembranças, mas de uma receita robusta e saborosa. Uma alternativa vegetariana válida e deliciosa a um dos clássicos mais amados de sempre, que não teme o confronto com o original! Preparado com um bom seitan, ingrediente derivado do trigo, conhecido por todos os amantes da cozinha leve e vegetariana ou vegana, nosso ragù reúne todos os aromas do ragù clássico, como cenoura, cebola, aipo e tomate, mas com uma inesperada leveza. Experimente nas suas receitas caseiras, talvez para temperar um ótimo talharim sem ovos feito em casa: estamos certos de que você deixará seus amigos vegetarianos muito felizes, e até os onívoros lhe pedirão bis!

Experimente também estas receitas de ragù vegetariano:

 

INGREDIENTES
Ingredientes para 1,5 kg de ragù de seitan
seitan 1 kg - fresco orgânico
Cenouras 50 g
Aipo 60 g
Cebolas roxas 60 g
Azeite virgem extra 20 g
Passata de tomate 400 g
Vinho branco seco 150 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Extrato de tomate 10 g

Preparação

Para preparar o ragù de seitan, comece cuidando do refogado de temperos, preparado de forma clássica. Descasque a cebola, a cenoura e o aipo e corte-os em pedaços grandes 1. Coloque tudo no processador 2 e acione as lâminas até obter uma mistura bem fina 3.

Aqueça o óleo em uma panela grande e adicione a mistura de temperos 4. Deixe dourar em fogo baixo por pelo menos 15 minutos, até que o refogado esteja seco. Enquanto isso, cuide do seitan. Insira-o aos poucos em um moedor de carne 5 para obter carne moída 6. Se não tiver um moedor de carne, pode picar o seitan com uma faca.

Adicione o seitan moído ao refogado 7 e deixe dourar por alguns minutos, mexendo frequentemente com uma colher de pau. Em seguida, adicione o vinho branco 8 e deixe evaporar. Assim que o ragù estiver seco novamente 9

adicione o molho de tomate 10, enxaguando a tigela com um pouco de água para recolher todo o molho e deixar o ragù um pouco mais úmido 11. Misture bem e adicione também o extrato de tomate 12.

Continue cozinhando em fogo baixo por 40 minutos, mexendo frequentemente para não grudar o ragù 13. Perto do final do cozimento, adicione sal e pimenta 14 e misture bem. O ragù de seitan está pronto para ser usado nas suas receitas criativas!

Conservação

O ragù de seitan pode ser conservado na geladeira, em um recipiente hermético, por até 3 dias. Você pode congelá-lo em recipientes apropriados, se usou apenas ingredientes frescos e não descongelados.

Conselho

Para fazer um bom ragù, sabe-se que a qualidade da matéria-prima é fundamental: escolha um bom seitan orgânico ou, se tiver tempo, prepare-o em casa!

Curiosidade

Mas, afinal, o que é esse seitan? Trata-se de um alimento altamente proteico, importante em dietas vegetarianas e pobres em proteínas animais. É obtido a partir do glúten de trigo ou de outros cereais, e depois cozido em água temperada com molho de soja, alga kombu e outros aromas por um longo tempo. O aspecto e a consistência final do seitan, embora variáveis de produto para produto, lembram muito os da carne; o sabor, no entanto, é mais delicado e, por isso, ele se destaca especialmente em receitas nas quais é temperado com outros ingredientes ou através de marinadas e longos cozimentos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.